Jaques Wagner confirma saída de liderança do governo no Senado
O
senador Jaques Wagner (PT-BA) confirmou nesta quarta-feira (24) que irá deixar a
liderança do governo no Senado. A decisão foi antecipada pela CNN e foi tomada
após o parlamentar se reunir com o presidente Lula (PT), na esteira das
repercussões da operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco
Master que mirou o congressista, na semana passada.
Em nota publicada
nas redes sociais, o senador afirmou que a decisão foi tomada em "comum
acordo" e que a reunião com Lula foi uma "conversa entre
amigos".
"Neste momento,
minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do
presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição
junto com Rui Costa para o Senado", disse o congressista em nota.
A
permanência do senador Jaques Wagner na liderança do governo no Senado Federal
tornou-se o centro de uma crise que divide a base aliada e o próprio PT
Segundo informações, o governo já
discute quem substituirá Jaques Wagner na liderança do governo no Senado. Dois
nomes são citados.
O principal deles é o da senadora
Teresa Leitão, de Pernambuco. A avaliação é que ela tem conseguido ter uma boa
articulação com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o que é muito
importante para a liderança. Teresa Leitão é senadora de primeiro mandato, mas
tem se destacado pela capacidade de articulação política.
O segundo nome cogitado é o do
senador Camilo Santana, que deixou o Ministério da Educação e está dedicado às
eleições no Nordeste, especialmente no Ceará. No estado, o PT deve enfrentar
nas urnas o ex-ministro Ciro Gomes.
