Parlamentares da oposição apresentaram nesta segunda-feira 12, o pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes envolvendo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e o desconto irregular na folha de aposentados.

O requerimento contou com o apoio de 36 senadores e 223 deputados. A criação da comissão depende da leitura do pedido pelo presidente do Senado, David Alcolumbre, durante sessão conjunta do Congresso.

Do Acre, assinaram o documento os senadores Márcio Bittar (UB) Alan Rick (UB) e Sérgio Petecão (PSD); e os deputados federais Eduardo Velloso (UB), Coronel Ulysses (UB), Socorro Neri (PP) e Roberto Duarte (Republicanos).

O pedido pontua que as fraudes investigadas envolvem descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas, realizados entre os anos de 2019 e 2024.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que, se necessário, a União completará com dinheiro público os recursos para que aconteça o ressarcimento integral a beneficiários do INSS atingidos pelo esquema fraudulento de deduções indevidas. De acordo com ela, os ministérios que compõem a Junta de Execução Orçamentária cumprirão a determinação do presidente Lula para que nenhum aposentado ou pensionista seja prejudicado. Para o senador Márcio Bittar, que será um os membros do colegiado “a fala da ministra Simone Tebet admite o que todo mundo já sabia”.