Mujica e sua esposa, Lúcia Topolansky

Morreu nesta terça feira 13, José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos. Ele governou o país entre 2010 e 2015. Ainda em 2024, Mujica anunciou que estava com um tumor no esôfago e com o órgão “muito comprometido” Em janeiro deste ano o câncer j[a havia se espalhado. A informação sobre o estado terminsl e cuidados paliativos foi feito pela esposa dele  Lucía Topolansky, ainda ontem.

 Mujica nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Nos anos 1960, tornou-se membro da guerrilha Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros.

O grupo se notabilizou, antes da instalação da ditadura militar uruguaia, em 1973, por assaltar bancos e distribuir comida e dinheiro roubado aos pobres.

A informação sobre a morte de Mujica foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, visto como um dos herdeiros dele.

"É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo", escreveu Orsi.