Os líderes da oposição planejam uma reunião para discutir o projeto de lei que visa impedir o aumento do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). A reunião prevista para esta quarta feira foi cancelada.

O requerimento que permite votação em plenário sem passar por comissões foi aprovado pelos deputados, com 346 votos a favor e 97 contra. Uma derrota para o governo. O governo tenta elevar impostos para atingir a meta fiscal, mas enfrenta resistência no Congresso Nacional.

“Eu tenho certeza absoluta que o Congresso Nacional vai derrubar a proposta que aumenta a carga tributária no Brasil quando o governo aumenta a taxa do IOF. O Congresso não vai aumentar tributos no Brasil. A proposta do Governo Federal, prá ser levada a sério, ela  tem que ter no seu bojo a compensação das despesas dele. O que o govero federal vai fazer para conter as despesas da máquina pública?” – indagou o senador Márcio Bittar (União-AC).

Diante da resistência do Congresso, o Palácio do Planalto recuou parcialmente e publicou, em 11 de junho passado, uma medida provisória (MP) com ajustes na tributação de investimentos e um novo decreto com alíquotas reduzidas do IOF.