Parte da bancada do Acre, coordenada pelo senador Alan Rick, esteve nesta terça feira 17, com o secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gustavo Ponce, para tratar da situação crítica vivida por pequenos produtores na reserva Extrativista Chico Mendes.

Os deputados federais Roberto Duarte, Eduardo Veloso, Ulysses Araújo e Zezinho Barbary participaram da audiência, Os parlamentares entregaram um ofício ao secretário executivo com pedido da bancada federal pela suspensão imediata das operações coercitivas conduzidas pelo ICMBio na região.

Segundo eles, os produtores rurais da Resex vêm sofrendo com apreensão e abate de gado, destruição de currais e ameaças de expulsão de áreas que ocupam há décadas, herdadas de pais e avós que foram os primeiros extrativistas da reserva.  

Durante a reunião, o senador Alan Rick sugeriu a criação de uma mesa interministerial para mediar um acordo que respeite a legislação ambiental sem sacrificar a subsistência das famílias. Também foi reiterada a necessidade de revisão do modelo de gestão das reservas e o apoio a projetos de lei que consolidam a prática da pecuária sustentável em áreas extrativistas.

“O decreto que criou a Resex não proíbe a criação de animais. Esses produtores não são criminosos. São pais e mães de família que, diante do declínio da atividade extrativista, buscaram alternativas para sobreviver. Eles precisam de crédito, tecnologia e regularização, não de punição”, destacou o senador.