Por Mariano Maciel

Semana atípica

Semana que antecede os feriados da Semana Santa, Tiradentes e aniversario de Brasília é sinal de Câmara e Senado parcialmente vazios, apesar da pauta de votação.

* Entre os projetos que poderão ser votados na Câmara está o que destina recursos de multas de trânsito para financiar a CNH de pessoas de baixa renda.

Anistia

Apesar da semana atípica, o protocolo do pedido de urgência para o projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, nesta segunda feira, pela liderança do PL, movimentou a Câmara.

* Agora se o pedido for aprovado, a proposta pode ser analisada diretamente pelo plenário, sem passar pelas comissões permanentes.

Urgência

Ao que parece, as obstruções do PL para que a urgência entre na pauta têm obtido resultados favoráveis.De acordo com o Regimento da Câmara, uma proposta pode ter a urgência solicitada pela maioria absoluta da Casa (257 deputados).

* O requerimento protocolado pelo PL tem 262 assinaturas confirmadas pela área técnica da Câmara. Acima do esperado.

Bancada do Acre

Nesse requerimento, constam as assinaturas dos deputados acreanos Coronel Ulysses (União), Zezinho Barbary (PP), Roberto Duarte (Republicanos), doutor Eduardo Veloso (União) e José Adriano (PP). Isso significa, portanto, que metade mais um da bancada do Acre é favorável até agora ao PL da Anistia.

Jogos de azar

Lá pelos lados do Senado, a preocupação do Partido  Novo  é com a possível aprovação do PL que autoriza os jogos de azar no Brasil, e a abertura de mil bingos e 67 cassinos no país.

Hipocrisia

Depois de consecutivas cirurgias reparadoras, ainda tem gente inescrupulosa que nega a facada que, por muito pouco, não matou Bolsonaro.

* Na política, vale a máxima de que “pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

Federação

Ronaldo Caiado, governador de Goiás e pretenso candidato à Presidência da República, diz não ver lógica em uma federação entre o seu partido, o União Brasil e o Progressistas.

* Não combina, na opinião dele.

Frase

“Governo não tem força no Congresso Nacional” – da jornalista Andréia Sadi, ao comentar que o governo investe pesado contra o PL da Anistia.

[email protected]