Por Gontran Neto

AINDA DO SAÚDE ITINERANTE
Quando tudo já parecia calmo entre o executivo e o legislativo, as águas turbulentas insistem em passar pelo plenário do legislativo municipal e levar instabilidade para a Secretaria de Saúde.

CAOS E INCERTEZAS
Esse período de caos e incertezas levou a vereadora Valéria Lima (PP), em seu discurso na sessão do dia 6 de maio de 2025, reiterar o que tinha aludido na sessão ordinária do dia 29 de abril do mesmo ano, que o vereador Mazinho foi convidado para esse Saúde Itinerante, e ela não.

DISCURSO DURO
A vereadora reforçou que infelizmente algumas pessoas tomam atitudes intempestivas como a atitude do secretário municipal de saúde, Marcelo Siqueira, em demitir uma servidora por ter curtido uma publicação em sua rede social, disse ainda que o mundo precisa de mais acalento e compreensão e que será digno e grandioso voltar atrás em sua decisão e pedir desculpas.
 
NÃO FAÇO MAIS OPOSIÇÃO
O vereador Mazinho da BR (MDB), foi eleito pela oposição, mas em sua defesa na sessão de terça-feira (6) reafirma que não foi convidado pelo secretário Marcelo Siqueira para o atendimento, se deslocou por conta própria e que não é oposição ao prefeito Zequinha Lima.
 
ENDURECER O CALDO
Até então, o secretário de saúde Marcelo Siqueira, não tinha se manifestado oficialmente sobre essa situação, como diz um amigo meu, não quis “esticar a corda”, no entanto depois do discurso da vereadora da base, resolve endurecer o o caldo.
 
MARCELO SIQUEIRA
Tentei por algumas vezes com o secretário Marcelo Siqueira, que se manifestasse sobre essa questão, mas decidiu não se submeter a uma conversa com o UrtigaDoJuruá, foi respeitado, contudo, expôs para o público sua defesa, destacando que suas ações sempre foram pautadas pela ética e pelo compromisso com a saúde pública.
 
MINHA HISTÓRIA
Dr. Marcelo Siqueira anunciou “minha história com a saúde não começou ontem”, ele relata que não começou ontem, seu currículo fala por si, pois foi digitador, enfermeiro da atenção básico e hospitalar, até chegar a UFAC, disse ainda que no SUS e pelo SUS, construiu sua trajetória com ética, transitando por instituições renomadas neste país.
 
MESMA RÉGUA
Marcelo Siqueira “nada disso me dá o direito de desrespeitar ninguém. E logo, pela mesma régua não posso ser desrespeitado! A ética ainda existe”.
 
NÃO VOU MAIS ME CALAR
O secretário expressou que os ataques continuarão, mas enfatizou que não vai mais se calar e que sua resposta será feita com trabalho e sempre com respeito ao povo, Siqueira disse também que não é movido por cargos ou por poderes passageiros, ressaltou que a política faz parte de sua vida, contudo não é meio de vida.
 
REAÇÃO
As provocações queriam uma reação, um segundo ato, diante do exposto o secretário de saúde Marcelo Siqueira, proferiu que está pronto para a verdade. Pelo sua publicação, o secretário decidiu que não vai mais aceitar as acusações, a reciproca precisa ser verdadeira.

DEIXEM O HOMEM TRABALHAR
O secretário encerrou agradecendo aos que ainda sonham com uma Cruzeiro do Sul melhor para todos, mesmo sabendo que o caminho é difícil e concluiu: “Só quero trabalhar”.
 
O QUE PENSO
Rapaz, essa turbulência está exteriorizando no intuito de mensurar quem tem mais força política, medir força como estratégia de poder político pode até fazer parte do cenário político, o desgaste se sobrepõe, contudo, são os dois atores são do mesmo lado, mas a vereadora defende o retorno da servidora ao trabalho, o secretário entre linhas argumenta que servidora de cargo comissionado não respeita hierarquia.
 
AINDA DO PARLAMENTO MIRIM
O vereador da base do prefeito João Keleu (PP), parece não está muito satisfeito com a gestão municipal em apenas cinco meses de mandato, já sugere que a gestão municipal está em risco, pois não sabe o que vai acontecer em 2028 e declara que o poder é passageiros e cargos políticos e de secretários passam.
 
HABEMOS ENTENDIMENTO
Bom, como já temos fumaça branca no Vaticano, isso significa que o novo papa já foi escolhido pelos cardeais, o que mostra que dois terços deles chegaram no consenso, no entanto, quando o presidente da Câmara Municipal, Elter Nobrega e o prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima, vão poder dizer Habemos paz na base?
 
COM A PALAVRA, O PRESIDENTE
O Presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do sul, o vereador Elter Nóbrega, foi procurado pelo Urtiga e declarou para o Blog, que trabalha para a união entre os vereadores e a câmara, independente de fazer parte da base ou não, falou também que todos tenham uma boa relação com o poder executivo, mas que o parlamento é uma casa de debates e embates e que nenhum parlamentar será censurado por motivos políticos, religiosos, sociais ou ideológicos.
 
MUSCULAÇÃO
O prefeito de Cruzeiro do Sul Zequinha Lima, fez uma postagem em sua rede social mostrando que está cuidando do corpo e consequentemente da saúde em uma academia da cidade, contudo algumas pessoas fizerem comentários nada afável.
 
NADA AFÁVEL
Sua página recebeu alguns comentários: “Muritizal tá entregue as baratas”, “ruas cheias de buracos”, “tapar buraco das ruas ele não quer”, “não estava gripado”, “a palavra certa é decepção pra você” “só anda escondido” e outros, é o preço do cargo, e o descontentamento de alguns cruzeirenses.
 
OUTRA DERROTA DE GLADSON CAMELI
O Jornalista Léo Rosas, publicou hoje, no Portal do Rosas, que o governador Gladson Cameli sofreu outra derrota da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ, e portanto, as medidas cautelares contra Gladson Cameli são mantidas pela Corte Especial do STJ. Veja no espinho da notícia.
 
HABEMOS PAPAM
Epara encerrar a coluna de hoje, habemos papam (Papa), a partir de agora é o Papa Leão XIV, o americano Robert Francis Prevost, ele é progressista, defende posições mais abertas e inclusivas dentro da Igreja Católica. Seu papado promete um foco renovado nas questões sociais, ambientais e na modernização das práticas eclesiásticas, mantendo a tradição enquanto se adapta às necessidades do mundo atual.