Narcin Mazur/cbcew.org.uk
O
presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta disse esperar que o papa Leão XIV continue o
legado de tolerância, diálogo e conciliação do papa Francisco. O novo líder
religioso foi escolhido nesta quinta-feira.
Mota
disse que "ele tem a missão de ampliar a conciliação. Todos nós,
seguidores da fé cristã, desejamos muita sabedoria, fé e energia para o novo
pontífice", disse Motta em suas redes sociais.
O
cardeal Robert Francis Prevost tornou-se o primeiro papa oriundo dos Estados
Unidos.
O coordenador da Frente Parlamentar Católica, deputado Luiz Gastão (PSD-CE) ressaltou a mensagem de paz do papa Leão XIV em sua primeira aparição depois de eleito. A palavra foi citada 10 vezes no discurso papal. "'A paz esteja com todos vocês!' — com estas palavras evangélicas, iniciou-se o pontificado. Um gesto simples, mas repleto de profecia: paz verdadeira não é mera ausência de conflito nem neutralidade, mas reconciliação com Deus, com a Verdade", afirmou o deputado.
Peru
Prevost, antes de se tornar papa Leão XIV, trabalhou por mais de duas décadas no Peru, sendo 8 anos como bispo em Chiclayo, no noroeste do país. Ele tem, desde 2015, cidadania peruana.
Em 2023, foi chamado pelo então papa Francisco para chefiar o Dicastério para os Bispos, órgão da Santa Sé que auxilia na escolha dos responsáveis pelas dioceses, divisões territoriais em que a igreja católica organiza sua atuação.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Comentários