Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Image1

A Amazônia está sendo devastada pelas organizações e empresas multinacionais. Madeira e minerais são exportados sob um manto invisível de impunidade. Compre agora o livro do Jornalista David Casseb

Moedas

Um Direito Conquistado: A Luta pelo Financiamento PRONAF Indígena

Por Saba Haji Manchinery

A Jornada de Perseverança

Como tudo na vida, nada vem de graça, nem sem uma dose de determinação e ousadia. Assim foi a nossa jornada para acessar um direito fundamental: o financiamento pelo programa PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) destinado a um indígena.

Por mais de 10 anos, buscamos acesso a esse direito em inúmeros órgãos, espaços e momentos. Encontramos resistência e até desrespeito; inclusive, um agente da FUNAI chegou a afirmar que "não sujaria seu CPF..." para nos ajudar.

Os tempos passaram, mas nossa determinação permaneceu firme e constante. Graças a amigos parceiros que nos instrumentalizaram com os passos burocráticos, fomos encontrando os caminhos, iniciando processos, construindo planos e superando as barreiras.

O Ponto de Virada e a Parceria

Em 2024, assinamos um protocolo de intenções crucial entre a Associação Manxinerine Ywptowaka e o Banco do Brasil. Isso estabeleceu um grupo de trabalho entre o Banco do Brasil e a aldeia Twatwa.

A partir desse ponto, buscamos um projetista credenciado — a Proatec. Após uma visita técnica, iniciou-se a elaboração da proposta, que precisava atender rigorosamente aos critérios burocráticos do banco. Graças à disponibilidade e ao compromisso dessa equipe, avançamos.

O Marco Histórico: 25 de Novembro de 2025

Finalmente, em 25 de novembro de 2025, um marco histórico, único e piloto acontece no município de Assis Brasil, no Acre.

Pela primeira vez, um financiamento para um indígena — na própria aldeia Twatwa, Terra Indígena Mamoadate — para custeio do cultivo do café, foi assinado.

O contrato de empréstimo foi firmado entre o Banco do Brasil, representado por seu gerente Rafael, e Sebastião Alves Rodrigues Manchinery, o Sabá Haji. O evento contou com a presença da Associação Manxinerine Ywptowaka, Jerry (prefeito de Assis Brasil), Wilk (pela SEAGRI), Marquinho (pela Emater), e a Proatec, representada por seus sócios Vinícius e Bek.

Um direito conquistado!




Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br