Paraguai desmantela grupo que enviava drogas, munições e armamentos para o CV no Brasil
A Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai
(SENAD) desmantelou um forte esquema criminoso responsável por enviar drogas,
armas e munições ao Comando Vermelho, facção criminosa que atua com métodos de
natureza terrorista no Rio de Janeiro.
Segundo a investigação, o grupo utilizava como fachada uma importadora de veículos de luxo em Assunção, onde automóveis eram modificados para ocultar cargas ilícitas antes de serem enviados ao Brasil.
Durante a operação, agentes encontraram uma parede falsa no escritório da empresa, atrás da qual estavam armazenados parte dos armamentos e entorpecentes. A SENAD informou que os criminosos viajavam com frequência à Bolívia e a regiões de fronteira do Paraguai para adquirir cocaína, maconha e componentes de armas de fogo.
Os armamentos eram comprados desmontados, montados posteriormente e enviados às favelas controladas pela facção criminosa.
Em nota, a SENAD afirmou que a ação é “um golpe estratégico contra uma rede que atuava como elo direto no abastecimento de grupos criminosos brasileiros, utilizando território paraguaio para logística, armazenamento e preparação de armamentos”.
Os principais líderes foram presos, conforme a operação, entre eles Víctor Manuel Greco Céspedes, identificado como proprietário e financiador da empresa de fachada, responsável por coordenar a compra, o armazenamento e a saída das cargas ilícitas.
Já os itens apreendidos, estão munições de calibre .50, porções de cocaína, maconha, componentes de fuzis automáticos e semiautomáticos, além de quatro veículos e várias motocicletas utilizadas pelo grupo.
Fonte: Conexão Política
