Fechando análises da Pesquisa INJUPE
Imagem: reprodução e editada
Gontran Neto
Jornalista
FECHANDO AS ANÁLISES DA PESQUISA INJUPE
O levantamento espontâneo realizado pelo Instituto INJUPE em Cruzeiro do Sul para o governo em 2026 revela a vice-governadora Mailza Assis (Progressistas) como a preferida dos cruzeirenses, com 12,1%. Ela é seguida por Nicolau Jr. (Progressistas), com 11,0%, e Alan Rick (União Brasil), com 7,1%. Jorge Viana (PT), com 3,3%, demonstra que ainda está na memória do eleitorado local.
MARGEM DE ERRO
Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais, pode-se dizer que os três primeiros estão tecnicamente empatados na espontânea.
CENÁRIO INDUZIDO
Já no cenário induzido, os números colocam Nicolau Jr. com 28,6% e Mailza Assis com 26,2% em Cruzeiro do Sul. A leitura que este índice sugere é que os aliados do governador Gladson Cameli são imbatíveis na cidade, somando quase 55% das intenções de voto. Esse resultado isola Alan Rick, com 16,0%, e sinaliza a força que Mailza Assis terá em 2026.
OS ALGARISMOS DO SENADO
Incontestavelmente, Gladson Cameli (Progressistas) é o favorito a uma das vagas para o Senado, liderando tanto na pesquisa espontânea (15,5%) quanto na induzida (32,0%), embora seu futuro político dependa de uma absolvição no STJ. O instituto local apenas confirma o que outras pesquisas no Acre já apresentaram
JÉSSICA SALES
Em uma análise do cenário político para o Senado no Acre, a ex-deputada federal Jéssica Sales (MDB) é apontada, pela pesquisa local, como a segunda mais bem posicionada na disputa por uma das vagas. Os números que circulam indicam que ela detém 6,1% das intenções de voto na modalidade espontânea e alcança 17,0% na estimulada.
EM SEU REDUTO ELEITORAL
O desempenho de Jéssica Sales, especialmente em seu reduto eleitoral, Cruzeiro do Sul, não é nenhuma surpresa. Sua trajetória como deputada federal a mantém como uma figura política de destaque e com capital político consolidado junto à população local.
O EMBATE ESTÁ INTERESSANTE
A pesquisa induzida para o Senado apontou também que a disputa entre Mara Rocha (8,4%), Jorge Viana (6,3%), Márcio Bittar (6,3%) está acirrado, e Sérgio Petecão (1,1%) vem com um corpo na rabeira.
MOVIMENTO FUNDAMENTAL
Como os votos no segundo maior colégio eleitoral do estado estão divididos, crescer nesse nicho não é apenas uma opção, mas um movimento fundamental para quem deseja disputar o Senado em 2026.
A DISPUTA PARA DEPUTADO FEDERAL
Finalizando a análise, na consulta espontânea para deputado federal, os números do INJUPE mostram Jéssica Sales (MDB) na liderança com 5,4%, seguida por Zezinho Barbary (Progressistas), com 2,3%, e Antônia Sales (MDB), com 1,6%.
NOMES DE PESO
Outro nome que surge para federal é o de Rueda, especulado como candidato do prefeito Zequinha Lima, que pontua com 0,9%. O resultado, embora modesto, é visto como um ponto de partida.
NOMES DE PESO NÃO FORAM CITADOS
Nomes relevantes do cenário político local e estadual não foram mencionados na consulta espontânea para deputado federal, como é o caso da vice-prefeita Delcimar Leite (PL), Pedro Longo (PDT) e Perpétua Almeida (PCdoB).
NÃO ESTÃO FORA DO JOGO
A ausência, contudo, não significa um prejuízo político irreparável, pois o mercado político é dinâmico e as posições podem mudar rapidamente.
UNIDOS POR RESPOSTAS
Os vereadores de Cruzeiro do Sul, Elter Nóbrega (Progressistas), Josafá Vale (União Brasil), Tiago da Milênio (MDB), Cristiano Rodrigues (MDB) e José Roberto (MDB), tomaram a iniciativa e buscaram explicações junto à Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira (10), sobre os prejuízos causados à população de Cruzeiro do Sul e do Vale do Juruá com o fechamento de três casas lotéricas na cidade.
SEM CASA LOTÉRICAS
Apesar do esforço dos vereadores, a notícia trazida pelo superintendente da Caixa, Elias Landivan, é preocupante. Segundo ele, devido a entraves judiciais e burocráticos, a reabertura das unidades lotéricas é improvável.
PERDER A ESPERANÇA
Diante do cenário, a população local permanece sem perspectiva ou para a solução do problema, cuja resolução tem sido insistentemente buscada pelos vereadores.
ESTRUTURA SE DETERIORA POR FALTA DE ZELO
A excelente estrutura da Arena do Juruá encontra-se em estado de caos. A denúncia, feita por um desportista da região, aponta que a negligência com o bem público resultou no sucateamento de equipamentos essenciais, como o elevador, o sistema de irrigação e toda a iluminação do estádio.
FALTA GESTÃO, DINHEIRO TEM
Como não relembrar a famosa frase do atual governo do Acre, "falta gestão, dinheiro tem", dita para criticar gestões anteriores? No entanto, o que os acreanos testemunham são gastos considerados absurdos e desnecessários, como a contratação de jatinhos e despesas elevadas com a política do "pão e circo".