Posto do Agricultor pede socorro
Imagem/Siqueira e Lima/Reprodução/Editada
Rapidinhas com UrtigaDoJuruá
Jornalista
ALÔ PREFEITO E SECRETÁRIO DE SAÚDE
Uma das maiores Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cruzeiro do Sul clama por socorro: o Posto de Saúde Francisco Souza dos Santos, mais conhecido como Posto do Agricultor, além de precisar de uma reforma urgente, necessita de uma atenção especial e de medidas que proporcionem aos servidores melhores condições de trabalho.
SOB O CALOR BRABO
De acordo com uma fonte ligada à Saúde do município, apenas duas salas da UBS do Agricultor funcionam com ar-condicionado. Na unidade, o calor insuportável é apenas mais um sintoma da carência de investimentos em saúde, enquanto servidores e pacientes convivem diariamente com a precariedade.
FALTA DENTISTA
Além da dificuldade para refrigerar as vacinas devido à falta de condições adequadas, a UBS está há duas semanas sem atendimento com dentista, segundo a mesma fonte. Com a ausência desse especialista, resta aos pacientes que necessitam de atendimento nessa área apenas reclamar.
NÃO É UMA SITUAÇÃO ISOLADA
Essa situação de abandono não é isolada, já houve outras reclamações dessa mesma situação no Posto de Saúde do Miritizal, denunciado por uma vereadora e causou o maior reboliço.
POLÍTICA PÃO E CIRCO É PRIORIDADE
Contudo, é lógico que o povo não vive só da política pão e circo, a carência de políticas públicas consistentes é visível e sem isso a luta por dignidade e pelo reconhecimento básico será constante.
ESPAÇO ABERTO
O espaço está aberto no Blog para que os gestores se manifestem, se desejarem, e esclareçam o que está acontecendo. Aproveitamos a oportunidade para perguntar: é verdade que a UBS vai fechar para reforma? Além disso, gostaríamos de saber se há alguma verdade na informação de que o fechamento se deve à falta de condições de trabalho em todos os sentidos.
VIA DE MÃO ÚNICA
Geralmente, os caminhos para se atingir os objetivos da vida são uma via de mão dupla; na política não é diferente, pois o apoio recebido hoje gera a perspectiva de uma resposta positiva amanhã. No entanto, tudo leva a crer que para 2026 a via será de mão única para alguns parlamentares que apoiaram a eleição do prefeito de Cruzeiro do Sul.
VERDE, AMARELO, AZUL E VERMELHO
A vitória de Zequinha Lima nas eleições de 2024 foi diretamente influenciada pela atuação da extrema-direita. Articulando uma vasta e heterogênea aliança que, de forma implícita, contou com o apoio de setores do centro, da direita e até de membros da Federação Brasil da Esperança (PCdoB e PV e alguns Petistas), o grupo esteve perto de uma derrota expressiva.
A CONTA VAI FICAR PENDENTE
Agora, as complexidades dessa união política se manifestam e a 'conta' não fecha. Consequentemente, faturas serão cobradas no futuro. isso se alguns membros desse grupo ainda tiverem um futuro político."
O JOGO É BRUTO
O cenário para 2026 revela um impasse inédito: alianças antes sólidas agora parecem frágeis, e a matemática política não se encaixa mais nas expectativas do passado. Alan Rick está em outro voo e vai ficar sem o apoio de Zequinha Lima; da mesma forma, outros parlamentares fundamentais em 2024 também serão esquecidos, pois o jogo é bruto e o senso de gratidão, nesse momento, é relegado ao esquecimento.
FIDELIDADE ÀS AVERSAS
Outra conjuntura para 2026 já foi declarada pelo prefeito Zequinha Lima no ato de filiação de Márcio Bittar ao PL: o senador já tem seu apoio garantido, mesmo com a possibilidade de Tião Bocalom (PL) concorrer contra a sua pré-candidata ao governo, Mailza Assis (PP). É, ou não é, uma fidelidade às avessas?
CHE GUEVARA
O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, teve a audácia de comparar seu comparsa Jair Bolsonaro ao grande Che Guevara, sem mais explicações. Desta vez, os olavistas e bolsonaristas enfartam.