Por Mariano Maciel
Salve-se quem puder
Por conta do ambiente tumultuado no plenário da Câmara esta semana, as sessões tiveram que ser suspensas em algumas ocasiões. O presidente Hugo Motta teve que agir com rigor e, se assim não proceder, na próxima semana vai enfrentar mais problemas para colocar ordem na Casa.
* Motta criticou o ambiente de desordem causado pelas denúncias contra o ex-presidente Bolsonaro, e prometeu anunciar medidas contra comportamentos inadequados.
Ética para quem precisa
Para acalmar os ânimos, o presidente da Câmara ameaçou acionar o Conselho de Ética contra parlamentares que desrespeitarem os colegas.
* Essa prática é costumeira na Casa, porém as últimas decisões do “augusto colegiado”, de longe podem ser chamadas de éticas.
Procede
Os rasgados elogios gravados, em vídeo, pelo senador Alan Rick ao receber a deputada estadual Antônia Sales, nesta semana, em seu gabinete, em Brasília, suscitaram comentários nos bastidores do Congresso. “Se a matriarca da família Sales é tão querida, como fez questão de frisar o senador, porque ele não apoiou Jéssica Sales na recente corrida à Prefeitura de Cruzeiro do Sul?” – questionavam.
Comissões
temáticas
Os deputados da bancada do Acre estarão atentos, na próxima semana, para as indicações dos membros titulares das comissões temáticas. Nomes de peso como o de Socorro Nery (Educação), Coronel Ulysses (Segurança) e Zezinho Barbary (agricultura e municípios) aguardam as indicações das lideranças para a composição de colegiados estratégicos para os próximos dois anos.
* Cada deputado pode participar de duas comissões como membro titular e de outra como suplente.
Aguardem
Até aparecer o próximo escândalo, o suposto golpe não sairá dos noticiários brasileiros e das mídias sociais. No Brasil é assim: um novo escândalo abafa o anterior.
Golpe
Questionada por um batalhão de repórteres, a ex-primeira dama, Michele Bolsonaro, criticou Mauro Cid ao ser citada por ele de que teria apoiado o marido sobre a idéia de um golpe para mantê-lo no poder. Diante das insistências, Michele respondeu aos repórteres: “Olhem bem na minha cara”.
Frase
“Esse golpe é a maior fake news que foi inventada; é uma piada” – diz senador Márcio Bittar sobre acusação da PGR a Bolsonaro.
Comentários