EDUCAÇÃO - A fim de abordar os desafios na regulamentação e implementação da Lei
nº 14.817, que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da
educação escolar básica pública, será realizada uma Audiência Pública no âmbito
da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O evento, requerido pela
deputada federal Socorro Neri (PP-AC), busca promover um diálogo aberto e
identificar as questões prioritárias relacionadas a essa importante demanda.
A Audiência Pública será realizada no Plenário 10, Anexo II da Câmara
dos Deputados, às 10 horas no horário de Brasília (8 horas no Acre). Além da
participação presencial, a audiência também será transmitida online pelo canal
do YouTube da Câmara, oferecendo acesso a um público mais amplo.
A Lei nº 14.817, sancionada em 16 de janeiro de 2024, atende ao
princípio constitucional de valorização dos profissionais da educação. Ela
define e abrange não apenas os docentes, mas também aqueles que desempenham
funções de apoio pedagógico, técnico e administrativo nas escolas públicas de
educação básica. A implementação desta lei é vista como um passo crucial para
melhorar as condições de trabalho e a qualidade da educação no país.
Importância da Audiência Pública
A Audiência Pública é uma oportunidade para reunir educadores, gestores,
legisladores e a sociedade civil para discutir as melhores formas de implementar
as diretrizes estabelecidas pela nova lei. O objetivo é criar um espaço de
diálogo que permita identificar obstáculos e propor soluções viáveis para
assegurar que todos os profissionais da educação sejam devidamente valorizados
e tenham suas necessidades atendidas.
Desafios a serem abordados
Entre os desafios a serem discutidos na audiência estão a regulamentação
dos critérios de valorização, a definição clara dos profissionais beneficiados,
e as condições de trabalho necessárias para garantir a eficácia da lei. A
participação ativa dos diversos segmentos da educação é essencial para garantir
que a implementação da lei reflita as reais necessidades dos profissionais da
área.
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