Operação Manuscrito da CGU e PF combate desvio de recursos da saúde no Espírito Santo

Operação desarticula fraudes em contratações para fornecimento de materiais hospitalares na Grande Vitória
Compartilhe no WhatsApp


A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta quinta-feira 23, da Operação Manuscrito. O trabalho é realizado em parceria com a Polícia Federal (PF). O objetivo é desarticular um esquema de desvio de recursos públicos e recolher provas para subsidiar e aprofundar as investigações em curso relativas a compras de materiais hospitalares. 


As apurações que tiveram início em 2023, na Polícia Federal, se relacionam a esquema criminoso com a possível participação de agente público, envolvendo pedido de propina em processos de compras do hospital junto ao grupo empresarial investigado.

 

Com o aprofundamento das investigações novos indícios de outros possíveis delitos surgiram no hospital, como direcionamento das contratações em detrimento de processos regulares de licitação em proveito das empresas. 


As análises revelaram a potencial prática de crimes contra administração pública, dentre eles corrupção ativa e passiva e direcionamento de licitação.

 

No período de 2020 a 2022, foi empenhado pelo hospital o montante de R$ 6,2 milhões em favor das empresas investigadas, dos quais R$ 3,4 milhões oriundo de recursos federais para aplicação no custeio de ações e serviços públicos de saúde do SUS.

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários