Reitora do Ifac participa de reunião com o ministro da Educação

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, foi recebida esta semana, em Brasília, pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O senador Sérgio Petecão, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas e o diretor geral do campus Baixada do Sol, Mário Jorge Fadell também participaram do encontro. O ex-deputado federal Léo de Brito, que faz parte da assessoria do MEC, acompanhou o debate.

Rosana Cavalcante apresentou ao ministro o plano de expansão do Ifac, com obras que serão inauguradas este ano, que vai ampliar a capacidade de atendimento aos jovens e adultos do Estado. Além da situação atual do orçamento da instituição, a reitora agradeceu a recomposição dos recursos destinados à Assistência Estudantil, que foram utilizados para o pagamento do Auxílio Estudantil de 600 reais aos alunos que ficaram desabrigados, desalojados e/ou que tiveram perdas materiais durante a alagação que atingiu o Estado, no início do mês de abril. 

Além disso, Rosana Cavalcante apresentou a proposta de mudança da tipologia do campus Baixada do Sol, que passaria a ser campus agrícola, pela sua localização na Transacreana e convidou o ministro para as inaugurações de obras durante as comemorações dos 13 anos do Ifac.

 

“Ao completar 13 anos, o Ifac atende cerca de 7 mil alunos nos seis campi localizados nas regionais do Acre, com a oferta de 16 cursos superiores, além de 30 cursos técnicos integrados e subsequentes. Com as obras, iremos ampliar a capacidade de atendimento” – disse ela.

 

As obras que serão inauguradas, segundo a reitora Rosana Cavalcante, são fruto de apoio da bancada federal, além de recursos do MEC, que proporcionaram a realização de três grandes obras que serão inauguradas com a presença do ministro Camilo Santana, confirmada na reunião. “Estamos apresentando ao ministro o que realizamos e que precisamos do apoio do Ministério da Educação para continuar ampliando nossas ações no Acre”. 

 

Outro tema tratado na reunião foi a mudança de tipologia do campus Baixada do Sol, que está de mudança para a Transacreana, com uma área de 450 hectares. “O novo campus que vai funcionar na antiga Escola da Floresta, está sendo reformado e ampliado. O novo campus Baixada do Sol contará com espaços administrativos, salas de aula, biblioteca, laboratórios, alojamentos, refeitório, oficinas e espaços didáticos temáticos voltados para a produção florestal e agroflorestal, vocação das 10 mil pessoas que residem naquela área”.

 

De acordo com Rosana Cavalcante, a mudança de sede do campus baixada do Sol só poderá ser efetivada se houver a garantia de recursos orçamentários para a manutenção do campus e também com a alteração de tipologia. “A alteração de tipologia irá garantir o aporte de recursos para manter a estrutura do novo campus e as despesas decorrentes de serviços necessários para a manutenção da unidade”.

 

Assistência Estudantil 

 

Além da ampliação de recursos do orçamento do Ifac, a reitora solicitou ao MEC a recomposição de recursos da Assistência Estudantil, uma pauta que atenderia toda a Rede Federal. Atualmente o Ifac investe cerca de 2,2 milhões de reais dos recursos da Assistência Estudantil, para as refeições servidas aos alunos da instituição, além do pagamento de bolsas de auxílio permanência. “O Ifac tem uma política de permanência e êxito que é gerida pela Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil e a ampliação do valor investido na Assistência Estudantil ampliaria o número de alunos atendidos. A recomposição desses recursos beneficiaria todos os institutos federais”.

 

A reitora Rosana Cavalcante entregou ao ministro Camilo Santana, e demais assessores do MEC, o kit institucional, composto por agenda, calendário e revista Caminhos do Ifac. Ainda em Brasília, a reitora Rosana Cavalcante, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, e o diretor geral do Campus baixada do Sol, Mário Jorge Fadell, estiveram na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), para agradecer ao secretário Getúlio Marques Ferreira, o apoio e parceria com o Ifac.

 

 

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários