Viva o Acre: "Noites Alienígenas" é o melhor filme de longa metragem do Festival de Gramado

 


Noites Alienígenas atravessou o Brasil para conquistar o 50º Festival de Cinema de Gramado. Produzido no Acre, o filme dirigido por Sérgio de Carvalho conquistou na noite deste sábado (21), no Palácio dos Festivais, cinco Kikitos: melhor longa-metragem brasileiro, ator (o estreante Gabriel Knoxx, rapper como o seu personagem), ator coadjuvante (Chico Diaz), atriz coadjuvante (Joana Gatis) e o troféu da crítica. Também recebeu uma menção honrosa pela atuação de Adanilo. 


— Foi um filme ovni que aterrissou em Gramado e foi uma grande surpresa — celebrou o diretor, lembrando o comentário da crítica de cinema Maria do Rosário Caetano. 


— A gente vem de um lugar que sofreu muito bullying, com pessoas dizendo que não existia. Mas a gente existe. A foto da cultura brasileira costuma ser muito branca e masculina, mas agora nós, mulheres, indígenas, negros, demos uma empurradinha para o lado e estamos na foto também. Nunca mais este festival será igual, porque hoje abriu uma porta ao reconhecer a cultura periférica. A gente é fruto de política pública, de dinheiro descentralizado, que chega lá nas bordas — afirmou, no palco, a produtora executiva Karla Martins, toda vestida de vermelho, cor que marcou o figurino da equipe.


Com estréia prevista para 2023, Noites Indígenas sintetiza uma tônica desta edição de Gramado: a de dar visibilidade e voz às populações marginalizadas e às comunidades periféricas. 


Fonte: GZH Cinema

 


Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários