Pesquisa da Quaest para o RenovaBR
mostra que familiares são a maior influência na hora de escolher o voto equeeleitoreslevammaisemconta o preparodo querepassederecursos parasuaregião
AmaioriadosBrasileirosestáinsatisfeitacomotrabalhodos deputadose
senadores,defendeuma altarenovação no Congresso, mas não se lembra em quais
parlamentares votou. Também só deve decidir seuscandidatos na véspera do pleito. Os dados são da mais
recente pesquisa da Quaest, realizada em junho deste ano,sobre a avaliação do Legislativo
brasileiro e as eleições para o Congresso. O levantamento revela ainda que ahonestidade e o preparo dos candidatos
a deputado federal têm mais peso na escolha do que o envio de recursospara a região onde os eleitores
vivem. A pesquisa foi encomendada pela escola de formação política, RenovaBR eseráapresentada
durantea formaturadaturmade2021-2022nestaquinta-feira, 14,emBrasília.
Ao todo, 66% dos
entrevistados desaprovam o trabalho dosdeputados, 63% desaprovam o trabalho dossenadores e 86% dos brasileiros
consideram que seria bom que o Congresso tivesse uma alta renovação nesteano. Os dados chamam atenção pois, na
eleição de 2018, a Câmara dos Deputados teve a maior renovação desdea redemocratização, de 47,37% das
cadeiras, com um total de 243 deputados que assumiram o primeiro mandatonacasa
a partir de2019.
Por outro lado,
o levantamento também mostrou que 66% dos brasileiros não se lembram em quem
votou paradeputado federal em
2018 e 85% ainda não sabem em quem vão votar para deputado. Questionados sobre
ascaracterísticas que
consideram ideais para escolher um deputado federal, 47% dos eleitores preferem
candidatoshonestos e que
cumprem as promessas. Enquanto 36% dizem que uma pessoa preparada e que conheça
sobrepolíticas públicas é uma
das principais características procuradas. Ainda nesse tema, apenas 10% dizem
quetrazer recurso para sua
região é um atributo relevante para a escolha. Quando o assunto é experiência,
apenas2% dosentrevistadosindica essacaracterísticacomoprioritáriana hora daescolha deumDeputado Federal.
“O papel do
RenovaBR é selecionar os brasileiros que tem vocação para servir a população,
mas a decisão serásempre do
eleitor. Cabe a nós colocar opções cada vez mais qualificadas e comprometidas
com a democracia. Odesejo de
renovação e de ter políticos mais preparados é uma vontade sim do eleitor
brasileiro e é por isso queexisteoRenovaBR”,
avaliaEduardoMufarej.
Questionados
quando devem decidir em quem votar para a Câmara, 47% dizem que escolhem seus
candidatospelo menos um mês
antes da eleição, enquanto 12% respondem que escolhem com 15 dias de
antecedência e36% deixama escolha paraa última semana antes dadisputa oumaistarde.
E é justamente
no grupo dos 86% que consideram bom uma alta renovação do Congresso que a
indecisão émaior. Apenas 6% das
pessoas neste segmento afirmam saber em quem votar, enquanto 87% dos
brasileiros quedefendem uma
alta renovação ainda não sabem quem escolher para a Câmara dos Deputados. Neste
extrato dapesquisa,7%afirmaram
quedevemvotar embrancoounulo,oumesmonão devemvotar.
“Uma pesquisa é
a materialização estatística de conhecimento com dados e evidências. E é dessa
forma que oRenovaBR acredita
que a política deve ser desenvolvida: com dados e vidências para a tomada de
decisãodaqueles que representam
milhões de brasileiros. E esses dados nos mostram que as pessoas continuaminsatisfeitascomoCongresso Nacional eque aindaháum
grandecaminho paraaclassepolíticasermais
Democracia. O levantamento mostrou ainda
que 71% da população brasileira consideram as eleições como omelhor meio para expressar opiniões
políticas, apesar de a mesma percentagem dos entrevistados admitir estarinsatisfeitocom ademocraciae68%
dosentrevistadosconsiderarem que a democraciaatualé instável.
Família e
TV. A pesquisa
também sondou quais fatores podem influenciar o voto e constatou que quatro
anosapós a eleição de 2018, na
qual vários políticos conseguiram ser eleitos pela primeira vez graças ao uso
das redessociaisnacampanha,osfamiliaresaindasão osprincipaisainfluenciarnahorade decidirvotoparadeputado.
49% dos
brasileiros admitiram que levam em consideração a opinião de familiares e
parentes para decidir emquem
votar para deputado, sendo que 22% consideram muito a opinião dos parentes e
27% afirmaramconsiderarpoucoaopiniãodos familiares.
De acordo com o
estudo, o percentual dos que consideram muito a opinião da família é o dobro
dos queconsideram muito a
opinião de pastores e líderes religiosos, 11% da população. Os números ainda
são bemsuperiores quando
comparados com os que dizem considerar muito as opiniões de celebridades de TV
e dosinfluenciadoresnas redes sociaisparadefinir seuvotopara deputado: apenas4%da
população.
A pesquisa ainda
perguntou aos entrevistados sobre como eles buscam se informar sobre política e
revelou que aTV ainda é a
principal fonte utilizada pelos brasileiros: 46% disseram se informar sobre
política por este meio.Emseguida aparecem as redes sociais,
com 21%, seguida pelos sites e blogs de notícias, com 12%; amigos familiares econhecidos, com 9%. Depois dos
familiares, 3% disseram se informar por Whatsapp, 3% por jornais impressos e3% por rádio.
Levando em conta
a renda, os brasileiros que ganham acima de cinco salários mínimos são os queproporcionalmente mais utilizam as
redes sociais (25%) e os sites de blogs de notícias (21) para se informar sobrepolítica. Já entre os brasileiros
com até dois salários mínimos, 18% se informam pelas redes sociais e apenas 7%por meio de blogs e sites de
notícias. Esta parcela da população, por sua vez, é que proporcionalmente mais
seinforma sobre política pela
TV: 52%. Na parcela mais rica da população, o uso de TV para se informar é
citado por37%dosentrevistados
O estudo. A pesquisa foi realizada entre
os dias 8 e 12 de junho de 2022, e ouviu 1.544 pessoas de 115 municípiospormeiode
entrevistaspresenciais.Amargemdeerroéde
2,5pontospercentuaise ointervalodeconfiançaéde95%.
RenovaBR. O RenovaBR é uma escola de
formação política mantida por cidadãos comuns que acreditam em umademocracia mais saudável,
participativa e representativa. Atuar de forma independente em meio aos
inúmerosatores, agendas e
demandas da política é condição essencial ao nosso trabalho. Assim recebemos
contribuiçõesdos mais diversos
setores e qualificamos futuras lideranças independentemente de suas origens,
crenças eposicionamentos.
Pesquisa da Quaest para o RenovaBR mostra que familiares são a maior influência na hora de escolher o voto e que eleitores levam mais em conta o preparo do que repasse de recursos para sua região
A maioria dos Brasileiros está insatisfeita com o trabalho dos deputados e senadores, defende uma alta renovação no Congresso, mas não se lembra em quais parlamentares votou. Também só deve decidir seus candidatos na véspera do pleito. Os dados são da mais recente pesquisa da Quaest, realizada em junho deste ano, sobre a avaliação do Legislativo brasileiro e as eleições para o Congresso. O levantamento revela ainda que a honestidade e o preparo dos candidatos a deputado federal têm mais peso na escolha do que o envio de recursos para a região onde os eleitores vivem. A pesquisa foi encomendada pela escola de formação política, RenovaBR e será apresentada durante a formatura da turma de 2021-2022nesta quinta-feira, 14, em Brasília.
Ao todo, 66% dos entrevistados desaprovam o trabalho dosdeputados, 63% desaprovam o trabalho dos senadores e 86% dos brasileiros consideram que seria bom que o Congresso tivesse uma alta renovação neste ano. Os dados chamam atenção pois, na eleição de 2018, a Câmara dos Deputados teve a maior renovação desde a redemocratização, de 47,37% das cadeiras, com um total de 243 deputados que assumiram o primeiro mandato na casa a partir de 2019.
Por outro lado, o levantamento também mostrou que 66% dos brasileiros não se lembram em quem votou para deputado federal em 2018 e 85% ainda não sabem em quem vão votar para deputado. Questionados sobre as características que consideram ideais para escolher um deputado federal, 47% dos eleitores preferem candidatos honestos e que cumprem as promessas. Enquanto 36% dizem que uma pessoa preparada e que conheça sobre políticas públicas é uma das principais características procuradas. Ainda nesse tema, apenas 10% dizem que trazer recurso para sua região é um atributo relevante para a escolha. Quando o assunto é experiência, apenas 2% dos entrevistados indica essa característica como prioritária na hora da escolha de um Deputado Federal.
“O papel do RenovaBR é selecionar os brasileiros que tem vocação para servir a população, mas a decisão será sempre do eleitor. Cabe a nós colocar opções cada vez mais qualificadas e comprometidas com a democracia. O desejo de renovação e de ter políticos mais preparados é uma vontade sim do eleitor brasileiro e é por isso que existe o RenovaBR”, avalia Eduardo Mufarej.
Questionados quando devem decidir em quem votar para a Câmara, 47% dizem que escolhem seus candidatos pelo menos um mês antes da eleição, enquanto 12% respondem que escolhem com 15 dias de antecedência e 36% deixam a escolha para a última semana antes da disputa ou mais tarde.
E é justamente no grupo dos 86% que consideram bom uma alta renovação do Congresso que a indecisão é maior. Apenas 6% das pessoas neste segmento afirmam saber em quem votar, enquanto 87% dos brasileiros que defendem uma alta renovação ainda não sabem quem escolher para a Câmara dos Deputados. Neste extrato da pesquisa, 7% afirmaram que devem votar em branco ou nulo, ou mesmo não devem votar.
“Uma pesquisa é a materialização estatística de conhecimento com dados e evidências. E é dessa forma que o RenovaBR acredita que a política deve ser desenvolvida: com dados e vidências para a tomada de decisão daqueles que representam milhões de brasileiros. E esses dados nos mostram que as pessoas continuam insatisfeitas com o Congresso Nacional e que ainda há um grande caminho para a classe política ser mais
Democracia. O levantamento mostrou ainda que 71% da população brasileira consideram as eleições como o melhor meio para expressar opiniões políticas, apesar de a mesma percentagem dos entrevistados admitir estar insatisfeito com a democracia e 68% dos entrevistados considerarem que a democracia atual é instável.
Família e TV. A pesquisa também sondou quais fatores podem influenciar o voto e constatou que quatro anos após a eleição de 2018, na qual vários políticos conseguiram ser eleitos pela primeira vez graças ao uso das redes sociais na campanha, os familiares ainda são os principais a influenciar na hora de decidir voto para deputado.
49% dos brasileiros admitiram que levam em consideração a opinião de familiares e parentes para decidir em quem votar para deputado, sendo que 22% consideram muito a opinião dos parentes e 27% afirmaram considerar pouco a opinião dos familiares.
De acordo com o estudo, o percentual dos que consideram muito a opinião da família é o dobro dos que consideram muito a opinião de pastores e líderes religiosos, 11% da população. Os números ainda são bem superiores quando comparados com os que dizem considerar muito as opiniões de celebridades de TV e dos influenciadores nas redes sociais para definir seu voto para deputado: apenas 4% da população.
A pesquisa ainda perguntou aos entrevistados sobre como eles buscam se informar sobre política e revelou que a TV ainda é a principal fonte utilizada pelos brasileiros: 46% disseram se informar sobre política por este meio. Em seguida aparecem as redes sociais, com 21%, seguida pelos sites e blogs de notícias, com 12%; amigos familiares e conhecidos, com 9%. Depois dos familiares, 3% disseram se informar por Whatsapp, 3% por jornais impressos e 3% por rádio.
Levando em conta a renda, os brasileiros que ganham acima de cinco salários mínimos são os que proporcionalmente mais utilizam as redes sociais (25%) e os sites de blogs de notícias (21) para se informar sobre política. Já entre os brasileiros com até dois salários mínimos, 18% se informam pelas redes sociais e apenas 7% por meio de blogs e sites de notícias. Esta parcela da população, por sua vez, é que proporcionalmente mais se informa sobre política pela TV: 52%. Na parcela mais rica da população, o uso de TV para se informar é citado por 37% dos entrevistados
O estudo. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 12 de junho de 2022, e ouviu 1.544 pessoas de 115 municípios por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
RenovaBR. O RenovaBR é uma escola de formação política mantida por cidadãos comuns que acreditam em uma democracia mais saudável, participativa e representativa. Atuar de forma independente em meio aos inúmeros atores, agendas e demandas da política é condição essencial ao nosso trabalho. Assim recebemos contribuições dos mais diversos setores e qualificamos futuras lideranças independentemente de suas origens, crenças e posicionamentos.
Conclusões:
1. Alta insatisfação
2. População desaprova os atuais mandatários
3. As pessoas percebem que os políticos não entregam o que deveriam
4. Estão longe de ser honestos, preparados e tudo isso provoca a possibilidade de ter uma renovação política. O resultado que se espera é uma nova classe política
ASSESSORIA DE IMPRENSA/GBR Comunicação
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