Defesa Civil de Rio Branco atende comunidades da zona rural com abastecimento de água potável

Katiussi Melo
Compartilhe no WhatsApp

Defesa Civil de Rio Branco é Coordenada pelo Major-BM Cláudio Falcão. Foto: Katiussi Melo


A falta de chuva há mais de dois meses no Acre e a ausência de uma rede de abastecimento tem sido um grande problema para os moradores de comunidades rurais como a de Manuel Marques.

No Acre a seca tem afetado severamente a criação dos animais e a produção de alimentos que garantem o sustendo das famílias das comunidades. Na capital Rio Branco, mais de 20 comunidades rurais estão sofrendo com a estiagem.

Quando não há mais alternativas, os moradores acabam coletando água suja de um açude, usando hipoclorito para tirar as impurezas e tendo que servir água para o animais em uma vasilha, o que aumenta o trabalho e os transtornos para matar a sede dos animais.

O nível do Rio Acre segue abaixo de dois metros e já é um dos piores para o período nos últimos 50 anos. Por esse motivo a Prefeitura de Rio Branco decretou estado de emergência em 17 comunidades rurais como a de Manuel Marques por causa da seca.



Equipe da Defesa Civil Municipal verificando a regularidade dos abastecimentos e orientando moradores. Foto: Katiussi Melo


Com esse decreto estima-se que as medidas para ajudar as comunidades serão mais rápidas. Já foi feita uma triagem para saber quais comunidades estão em situação mais graves entre todas que estão sofrendo.

O atendimento está sendo feito através de caminhões pipas que abastecem as caixas dágua comunitárias instaladas pela defesa civil do município.

Ao todo são 31 caixas de 5 mil litros instaladas somente na Estrada Transacreana. Fora as demais localidades que estão sendo assistidas.



Mais de 20 comunidades rurais estão sofrendo com a estiagem em Rio Branco. Foto: Katiussi Melo

Os reservatórios são abastecidos duas vezes por semana com cerca de mais 170 metros cúbicos de água.





Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários