Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Image1

A Amazônia está sendo devastada pelas organizações e empresas multinacionais. Madeira e minerais são exportados sob um manto invisível de impunidade. Compre agora o livro do Jornalista David Casseb

Moedas

Bastidores 2026: A calmaria antes da tempestade e as traições




Imagens: Reproduzidas da interne
t

Em cima: esquerda/direita: Ver. Glaucio, Ver. Elter Nóbrega e Isaac da Sila Piyãko.
Em baixo: esquerda/direita: Sida do Mercantil São Paulo, Jaílson e Josa da Farmácia  

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Neto Gontran, janeiro 11,2026

 
APATIA OU ESTRATÉGIA?
Apesar de 2026 ser um ano de eleições e as articulações acontecerem nos bastidores, pelas bandas do Juruá, o clima é de um marasmo preocupante. O jogo parece morno, quase insosso, passando a nítida mensagem de que o protagonismo está reservado apenas para quem já detém a caneta ou o mandato. Bom fazer "zUada"!


O XADREZ PARA A ALEAC
Mesmo assim, em Cruzeiro do Sul, a batalha promete. Quem está colocando o 'bloco' na rua? O presidente da Câmara, Elter Nóbrega, e Isaac Piyãko já se movimentam. Conjectura-se que Sida do Mercantil São Paulo vai novamente para o embate, além de Josa da Farmácia, que tenta recuperar sua cadeira no parlamento estadual.
 
AS APOSTAS DO INTERIOR
A disputa ganha novos contornos com nomes de peso das cidades vizinhas. De Marechal Thaumaturgo, vem o vereador Glaucio Pedrosa, mostrando capilaridade. De Rodrigues Alves, comenta-se que o ex-prefeito Jaílson Amorim prepara o terreno, e ao que tudo indica, com as bênçãos e a máquina do atual prefeito Salatiel Magalhães (PSD).
 
DELCIMAR NA COVA DOS LEÕES
A vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite (PL), decidiu elevar a aposta e seu alvo é uma das concorridíssimas oito cadeiras da Câmara Federal. A coragem é louvável, mas a realidade é dura: Delcimar vai ter que enfrentar "cobras e lagartos", e sobreviver a eles para chegar a Brasília.
 
A POLÍTICA E SUAS AREIAS MOVEDIÇAS
A política é o terreno da impermanência. O acordo de hoje é o papel rasgado de amanhã. Quando os políticos acham que o céu está de brigadeiro, desce o "toró d'água" e espatifa as alianças. Nesse ambiente onde a traição tem passe livre e recepção de gala, vale a máxima antiga: chumbo trocado não dói, mas deixa cicatriz.
 
ALERTA VERMELHO PARA BARBARY
O deputado federal Zezinho Barbary (PP) precisa estar ligado. A sucessão de rasteiras que o parlamentar vem sofrendo não é obra do acaso, mas um projeto desenhado milimetricamente para minar sua reeleição. Nos bastidores, corre à boca miúda que ele já foi "rifado" pelo prefeito Zequinha Lima, enquanto outro político prepara o golpe final. Se Barbary não reagir agora, será tarde demais. Quem avisa, amigo é!
 
QUEM CHEGA PRIMEIRO  BEBE ÁGUA LIMPA
O ditado cai como uma luva na política: quem chega cedo, bebe água limpa. Aqueles que esperam o mandato "cair do céu" acabam apenas procurando culpados pelo próprio fracasso. Já quem se antecipa e fecha acordos cedo garante as melhores posições. Claro que ninguém está livre de derrotas, mas agindo assim, a chance de absorver bons quadros e aliados aumenta drasticamente.
 
A RESSACA DA LDO
Ainda sobre a votação da LDO e o “arranca-rabo” entre alguns membros do legislativo de Cruzeiro do Sul, devido um "jabuti" na Lei Orçamentária, o assunto está rendendo e vai ter muito “pano para manga”. A inter-relação, ou a reciprocidade esperada pelos aliados, não foi satisfatória. Pelo jeito, neste ano de eleição, o tapete vai ter que esconder muita sujeira.
 
QUEM VAI PARA ONDE?
O deputado estadual Clodoaldo Rodrigues ainda está no Republicanos, mas já deixou claro que o “prego está batido e a ponta virada” sobre seu apoio à vice-governadora Mailza Assis (PP),  posição que diverge da sua atual legenda. Perguntas: qual será o destino partidário de Clodoaldo? E, nesse xadrez, sua esposa Delcimar Leite permanecerá no PL? 
 
TOCO À VISTA
As especulações deste ano eleitoral trazem os cenários mais variados (alguns até surreais): desde um apoio do PT a Petecão, até a união  provável ou improvável de Zequinha Lima com Vagner Sales. Porém, o que é mais aludido é o “toco” que o prefeito da capital, Tião Bocalom, deve levar de um senador que tem como prioridade sua reeleição.
 

  

Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br