Amigo e correligionário
Imagem/Reprodução
Rapidinhas com UrtigaDoJuruá
jornalista
AMIGO E CORRELIGIONÁRIO
Para quem assegurou que a relação política entre o deputado federal Zezinho Barbary (PP) e o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), estava amarga, devido ao afastamento do parlamentar da gestão, podemos dizer que foi uma “suspensão temporária” e a relação entre ambos parece que continua adocicada.
AGENDA INSTITUCIONAL
A visita do deputado ao prefeito nesta segunda-feira (18) foi, principalmente, de cunho institucional, em que a pauta principal foram as emendas individuais do parlamentar à prefeitura de Cruzeiro do Sul. Importante evidenciar que o deputado federal Zezinho Barbary tem sido um dos principais responsáveis por garantir recursos essenciais para o desenvolvimento do município.
OBJETIVOS COMUNS
Durante o encontro, foram discutidas prioridades, o andamento de projetos e a importância da continuidade dos investimentos, com ênfase em uma atuação conjunta e harmônica, em sintonia, potencializando resultados e ampliando o alcance das políticas públicas que a cidade tanto precisa.
BANDEIRA BRANCA
Depois de uma semana agitada na política local, ao que tudo indica, a bandeira branca foi estendida e a paz entre os poderes Legislativo e Executivo vai superar as diferenças e fortalecer o diálogo entre as lideranças. Contudo, se não houver reciprocidade de parte do Executivo, será uma tentativa sem certeza de sucesso.
RESPEITO MÚTUO
A mensagem do emissor relata que a bandeira branca foi hasteada em sinal de respeito mútuo e disposição para alinhar esforços em prol dos interesses da comunidade, mesmo diante dos desafios e divergências recentes.
ANÁLISE RACIONAL E PONDERADA
A política é feita de embates, contradições, alianças e desgastes; portanto, nesse cenário, quem pensa melhor e toma a atitude certa se destaca. Contudo, aqueles que fazem política com o "fígado" vão ter a oportunidade de adquirir conhecimentos e construir habilidades para fazer uma leitura racional e ponderada.
A SOBERBA PRECEDE A QUEDA
Segundo informações de uma fonte fidedigna, há uma secretária na região do Juruá que, além de estar em uma situação crítica administrativamente, enfrenta ânimos fervorosos e bate-boca constante no alto escalão. Invocando uma figura ilustre que aprecia a prática verbal: "Por pouco não vão para o físico".
CAPIM NA PALHETA
As veredas espinhosas que alguns atores políticos escolheram para trilhar, acreditando que são perfeitas e seguras, não percebem a atmosfera de desconfiança e o constante vai e vem de informações desencontradas. Pode acreditar, vai dar “capim na palheta”.
SE ALIMENTA DE TENSÕES E AMADORISMO
Tudo indica que o cenário político na província caminha para se esclarecer, mesmo com tensões diárias ininterruptas. Mas, essa informação do 'capim na palheta' aponta que o interesse pessoal fala mais alto. Virão mais informações precisas em um futuro próximo, bem próximo mesmo.
A SOBERANIA É SOBERANA
A frase acima é uma tautologia, mas é apenas uma formalidade. O essencial que quero dizer é que, no Brasil, quem manda são os brasileiros. Portanto, é bom enfatizar isso para aqueles com complexo de inferioridade e ressaltar a importância e a autoridade da nossa soberania.
PODER UNIVERSAL
Para quem defende o poderio bélico e econômico dos EUA e aceita como normais os abusos praticados pelo Estado americano em todo o mundo, e aplaudiu quando a mira acertou o Brasil na economia e no Judiciário em prol de uma família, o Brasil não é terra arrasada, como um certo deputado federal deseja, mas é um país que tem leis que ditam as regras e protegem contra governos intrusivos.
MINISTRO FLÁVIO DINO
Quando o ministro Flávio Dino (STF) afirma que leis e decisões judiciais estrangeiras não têm validade no Brasil, não é fruto apenas de sua inteligência, mas sim do cumprimento do Art. 17 do Decreto-Lei nº 4.657, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. Portanto, para ter validade, precisa ser homologado pela Justiça brasileira.
TRAIDOR DA CONSTITUIÇÃO É TRAIDOR DA PÁTRIA
"As leis, atos e sentenças de outro país, bem como quaisquer declarações de vontade, não terão eficácia no Brasil quando ofenderem a soberania nacional, a ordem pública e os bons costumes." Portanto, como afirmou Ulysses Guimarães: "Traidor da Constituição é traidor da Pátria".
TRIBUNAIS INTERNACIONAIS, VALIDADE IMEDIATA
Flávio Dino declarou na manhã desta terça-feira (19) que as decisões tomadas nos tribunais internacionais, têm efeito imediato no Brasil, haja vista que o país é signatário dos acordos firmados, e não precisa haver homologação pela Justiça brasileira para ter validade no País, nesse caso.