Imagem do Palácio do governo do Acre. Foto: Samuel Moura/Secom
Foto: Mailsa Assis e Zequinha Lima/Editada do https://ac24horas.com/
Rapidinhas com UrtigaDoJuruá
RUÍDOS DA POLÍTICA
Corre um rumor na região do Juruá sobre a escolha do vice-governador da chapa de Mailsa Assis (PP) para 2026, apontando que a decisão deverá recair sobre um dos prefeitos locais. A seleção será feita pelos próprios gestores, considerando avaliações de desempenho, para determinar quem comporá a chapa.
O QUE MAILZA ACHA DISSO
O ambiente político esquenta nos bastidores, e o burburinho já movimenta corredores e rodas de conversa. Nos cafés e reuniões informais, discute-se não apenas nomes, mas também estratégias de fortalecimento regional e alianças que possam garantir maior representatividade para o Juruá.
POLÍTICO SEM MANDATO
A maior certeza da política, e que jamais sofre transformação é que ‘a maioria dos políticos sem mandato nem o vento bate nas costas’. Mesmo assim, no cenário atual, muitos atores tradicionais perderam espaço e hoje atuam nos bastidores, com influência reduzida, mas ainda capazes de impactar decisões estratégicas.
CUIDADO COM A VOLTA O CIPÓ DE AROEIRA
Enquanto os vereadores de Cruzeiro do Sul estão em recesso, o centro do poder Executivo é marcado por algumas figuras que querem ‘aparecer’ mais do que o prefeito. Portanto, vaidades e falta de preocupação com os outros, contrastando com a humildade e capacidade de diálogo de uma minoria comprometida com o bem-estar da população e retorno político. Dessa forma, a balança não equilibra!
TAPA NA CARA
Do ponto de vista jurídico, acredito ser incorreto, pois nada justifica o poder Executivo, por meio de suas secretarias, abrir um processo seletivo temporário para preenchimento de vagas e, após concluído todo o trâmite, simplesmente desconsiderar os resultados, frustrando expectativas legítimas de candidatos e comprometendo a transparência do processo. A livre nomeação do Executivo, em detrimento dos classificados, é um tapa na cara da sociedade.
INSEGURANÇA JURÍDICA
São recorrentes as dúvidas e mensagens sobre esse cenário. A orientação é buscar o Ministério Público, pois tal conduta gera insegurança jurídica e aumenta a desconfiança social em relação à seriedade das decisões administrativas. É essencial respeitar a legalidade e a moralidade públicas, garantindo que interesses coletivos prevaleçam sobre os pessoais ou políticos.
GREGOS E TROIANOS
No contexto regional do Juruá, destaca-se a existência de uma figura que conseguiu desagradar, além de diferentes grupos políticos, também os “gregos e troianos”, tornando-se alvo de críticas tanto daqueles que tradicionalmente se opunham quanto dos que, em algum momento, foram aliados. Esse cenário peculiar desperta não apenas para o isolamento político dessa liderança, porém a objeção de alguns consanguíneos.
QUEDA NO PREÇO DA GASOLINA
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que, nos últimos dois anos, a gasolina ficou 17,5% mais barata nas refinarias e, no mesmo período, o litro do combustível aumentou 21,67% nos postos. Ou seja, o consumidor fica só olhando e “chupando o dedo” e nada, absolutamente nada, é feito pelos órgãos fiscalizadores, pelo menos em Cruzeiro do Sul.
PATRIOTA
Ao redor do mundo, enquanto o governo Trump taxa os países, a população reage imediatamente deixando de comprar produtos americanos, ou queimando a bandeira dos EUA e fortalecendo o princípio da reciprocidade. No Brasil, ainda há patriotas com postura de apoio a taxação do próprio país e acreditam que o governo brasileiro deve obedecer ao americano, como se a soberania brasileira desafiada e ameaçada por Trump não fosse uma aberração.
A MÁSCARA DA HIPOCRIA
Quando as palavras não condizem com as ações, leva algumas pessoas a acreditarem que os outros são estúpidos. A apelação feita por Michele Bolsonaro, quando de sua visita ao Acre sugerindo que Lula “hasteie a bandeira do diálogo”, é uma encenação rasteira e uma tentativa de vitimizar toda sua família, culpar e atribuir a Lula o extremismo e responsabilizar alguém pela cadeia que seu marido vai pegar.
ENTRE A FALA E A AÇÃO
No fundo, permanece a sensação de que as máscaras da hipocrisia são usadas e retiradas conforme as conveniências do momento. A prova disso é a Sra. Michele Bolsonaro requerer que Lula “baixe as armas”. Ora, quem anda fazendo “arminhas” até em época de pandemia são os seus, e quem declarou que iria “fuzilar os petistas” no Acre foi seu esposo. Portanto, a distância entre a retórica e a prática chega a ser risivel.
A SOMBRA DA HIPOCRISIA
O cúmulo da infelicidade, para não dizer de forma mais forte, é a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro ter a petulância de criticar o governo Lula por falta de uma ponte em Rodrigues Alves, mas ela ignora que o “imbrochável, incomível, imorrível e agora inelegível”, o seu amado foi presidente da República e não fez uma cabana de paxiúba coberta de cavaco no Acre.
تعليقات