Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados


O deputado André Janones (Avante-MG) está suspenso do mandato por três meses. Assinado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, o despacho foi publicado em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira 15, conforme decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, tomada nesta tarde, por 15 votos contra 3.

Janones foi alvo de representação movida pela Mesa Diretora da Câmara, que pedia a suspensão cautelar do mandato por seis meses. O parlamentar é acusado de proferir manifestações gravemente ofensivas, de baixo calão e provocativas contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) enquanto este discursava na tribuna, na última quarta-feira, 9.

O relator da representação, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), observa que as ofensas provocaram uma confusão generalizada no Plenário, que teve de ser controlada pela Polícia Legislativa e levou à interrupção da sessão.

Para o relator, a situação se agravou pelo fato de André Janones ter utilizado termos homofóbicos contra Nikolas Ferreira.

Fonte: Agência Câmara de Notícias