A convite de Socorro Neri, ministra Simone Tebet debate rotas de integração na Câmara dos Deputados
A Comissão de Integração Nacional e
Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados recebeu, nesta quarta-feira
(9), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para uma audiência pública
sobre as rotas de integração sul-americana. O convite foi feito pela deputada
federal Socorro Neri, que tem se destacado na defesa da inclusão do Acre nos
grandes projetos de infraestrutura voltados à conexão do Brasil com os países
da América Latina.
Em sua intervenção, Socorro Neri destacou a
importância estratégica da Rota 3 — também conhecida como Rota do Quadrante
Rondon — para o Acre e para a Amazônia brasileira. Ela lembrou que, em reunião
anterior, a ministra havia sinalizado que essa seria uma das primeiras rotas a
serem concluídas, justamente por já contar com parte da infraestrutura rodoviária,
como a BR-364 e a BR-317, essa segunda que liga o Acre ao Peru por Assis
Brasil.
“Nos alentou, naquele dia no gabinete, a
possibilidade dessa rota ser uma das primeiras a se concretizar, já que pode
utilizar também o modal rodoviário, com a BR-364 e, na sequência, a BR-317, até
o Peru. Mas nos alegrou ainda mais o anúncio do acordo entre Brasil e China,
com a chance de sermos conectados também por uma ferrovia”, afirmou a
parlamentar acreana.
Socorro Neri reforçou ainda a necessidade de
que o projeto leve em consideração a inclusão do Vale do Juruá, evitando o
isolamento de uma ampla região do estado. A deputada também chamou atenção para
os desafios logísticos que precisam ser enfrentados com urgência:
“Precisamos que a BR-364 receba investimentos
imediatos — há trechos intrafegáveis. É uma rodovia que, ao entrar no Acre,
precisa ser reconstruída. Também é urgente a construção da ponte entre Sena
Madureira e Manoel Urbano, o anel viário de Brasileia e a estruturação da alfândega”,
pontuou.
A deputada encerrou sua fala colocando seu
mandato — e o apoio da bancada do Acre — à disposição do governo federal para
contribuir com os avanços desse projeto:
“Essa rota representa uma grande esperança de
desenvolvimento socioeconômico, com inclusão social e sustentabilidade
ambiental. E estamos prontos para colaborar”, reforçou.
Resposta da
ministra
Em sua exposição, Simone Tebet confirmou que o
traçado previsto da Rota Quadrante Rondon passará por Assis Brasil, utilizando
dois modais — ferroviário e rodoviário. Sobre a inclusão do Juruá, a ministra
foi cautelosa, mas abriu uma possibilidade futura:
“Se o Peru disser que não passa por
determinada área, não adianta construirmos desse lado. Mas nada impede que, no
futuro, seja desenvolvido um ramal ferroviário que integre também a região do
Juruá”, explicou a ministra.
Ela lembrou que o projeto ainda está em fase
preliminar e que os estudos técnicos levarão cerca de 18 meses. Segundo Tebet,
a partir desse processo será possível consolidar propostas mais abrangentes,
como o ramal citado, desde que haja viabilidade técnica e ambiental.