Valor
desta obra, quase um milhão de reais e está parada/Foto:Gontran Neto
Rapidinhas com UrtigaDoJuruá
Boa parte dos cruzeirenses estão tão deslumbradas com a política pão e circo do governo do estado e da prefeitura de Cruzeiro do Sul, que estão “cegos” diante da falta de investimento na cidade, uma prova disso é a “Implantação de Obras de Arte Especial na travessia de canal a céu aberto ligando a Av. Thaumaturgo com AV. Mâncio Lima”, pelo governo do estado.
VALORES E PRAZO
Já foi publicado nesta coluna, nas redes sociais e em um jornal local cobrando a finalização deste projeto, o qual está custando aos cofres públicos a “bacatela” de R$ 995,863,33 e ainda não foi entregue a população. Em breve vai ter bolo e vela para comemorar aniversários dessa travessia.
IRRESPONSABILIDADE
O descaso com essa “imensa” obra, só comprova o desleixo, negligência e indiferença para não chamar de irresponsabilidade do estado, pois já não basta os comentários negativos contra o governo em relação a quase um milhão de reais o valor do “descomunal” dessa ponte, e indagações para conclusão dessa “Arte Especial”, está no ar, portanto a população precisa saber qual o gargalo para consumar esta obra.
CARÃO AO VIVO E A CORES
O governador Gladson Cameli, ao participar de uma atividade de entrega de 656 Títulos Definitivos em Cruzeiro do Sul, não se mostrou muito feliz com a atividade política, e lascou um carão ao vivo e a cores no pessoal do cerimonial, pois o local não ofereceu conforto necessários aos participantes, ainda ameaçou afirmando "não terá a próxima vez". Um carão desse deveria ter sido oculto e no crédito.
O TEMPO NÃO PARA
Cazuza foi muito feliz com a letra dessa música, lançada em 1988, visto que marca a passagem seja de forma positiva ou negativa de um tempo. “Tua piscina tá cheia de ratos”, mais do que nunca podemos refletir a insatisfação com o cenário social e político do Brasil, a mensagem deixada para criticar a sujeira e a hipocrisia da sociedade da época, cai como uma luva na “sociedade” que Hugo Motta protege. Portanto, “suas ideias não correspondem aos fatos".
POSTE MIJANDO NO CAHORRO
Um juiz de primeira instância da Vara de Execuções Penais de Uberlândia (MG), determinou a progressão de regime, do fechado ao semiaberto do condenado a 17 anos de prisão, pelo STF por quebrar um relógio histórico no Palácio do Planalto e participar dos atos do 8 janeiro, de 2023 na tentativa de golpe de estado.
VOLTOU PARA O XILINDRÓ
No entanto, o “Xandão” determinou que ele voltasse para a prisão e que fique em regime fechado até que o STF decida, e mandou investir o juiz, "fora do âmbito de sua competência". Esse episódio é um exemplo do “poste mijando no cachorro”.
MUDANÇAS POSITIVAS
Acredito que só através da política se constrói uma sociedade mais justa e igualitária, é por meio da política que se reduz desigualdades sociais e econômicas, também é por intermédio da política que se garante acesso à educação, saúde, direitos humanos, empregos etc. Contudo, ela só é instrumento de mudança positiva quando utilizada com participação, portanto mais do que palavras ou intenções para transformações sociais.
POLÍTICA NEGATIVA
Quando a política é direcionada para enricar mais a fina flor brasileira e afetar os menos favorecidos, os resultados são privilégios a grupos específicos e injustiça e instabilidade social aos mais vulneráveis, portanto a participação cidadã é fundamental para não eleger políticos que sobrevivem de mentiras, confusão, ofensas, votam sempre contra o povo e ainda tentam golpe de estado quando sofrem uma derrota humilhante.
GASTOS PÚBLICOS
Sou um crítico fervoroso de gastos públicos com viagens de parlamentares para realizar cursos de capacitação fora do estado, é necessário questionar a real necessidade de deslocamento para esses eventos, já que hoje existem inúmeras oportunidades de capacitação online grátis, que podem ser realizadas sem sair da cidade.
IMPRESCINDÍVEIS
Evidente que existe viagens que são imprescindíveis para os parlamentares, faz parte do trabalho, pois além de legislar, participar de encontros, reuniões e eventos que tenham impacto direto na formulação de políticas públicas ou no atendimento das demandas locais.
NO VERMELHO
No entanto, é crucial que essas viagens sejam planejadas com transparência e justificativa clara, para não levar o poder legislativo ao vermelho e suprimir as prioridades da população, além disto não negligenciar os recursos públicos é regra para ser utilizado de forma ética e responsável.
ABANDONADA POR VOCÊ
A rua Major Assis de Vasconcelos, mais precisamente no bairro da Escola Técnica, próximo a Rádio Integração, foi construída pelo Programa Ruas do Povo, mas foi abandonada pelo poder público municipal causando sérios transtornos para quem precisa trafegar por esta via, o rompimento da rua é por falta de manutenção, que aliás o mato está tomando de conta. Alô, secretário Carlos Alves!
COMO NÃO LEMBRAR DA CARAVANA
Voltei novamente a pensar na caravana para pedir socorro em prol da BR-364, dito isso, greve no estado, ruas abandonadas, obras inacabada, jovens fora da escola, escolas em condições precárias, mercado de trabalho caótico, gastos desnecessários com jatinho, questões fiscais e financeiras, desafios na área da saúde e educação, denúncias de corrupção, STJ prestes de condenar o governador, além de outros gargalos, e nada de uma caravana para pedir socorro e aliviar o sofrimento dos acreanos.
Sonhe e jamais se distancie de suas utopias, sobretudo por você anda dois passos e ela se afastar, e não perca a capacidade de falar, pois mesmo alguns insanos acreditando que a terra é plana, ela gira na velocidade necessária para você mudar o que acredita
Gontran Neto
Comentários