Defesa Civil de Rio Branco apresenta balanço das atividades do ano durante sessão na Câmara de Vereadores



Na quinta-feira, 19, o coordenador municipal de Defesa Civil (Comdec), Major Cláudio Falcão, participou de uma sessão especial na Câmara de Vereadores da capital, a fim de apresentar um balanço das atividades realizadas pelo órgão durante os primeiros meses de 2021.

Entre a ações mais importantes destaca-se a "Operação Dignidade para as famílias", voltada para as famílias atingidas pela enchente do Rio Acre 2021. O projeto desenvolvido nos bairros da periferia e na zona rural de Rio Branco que contemplou comunidades carentes com a entrega de colchões, cestas básicas, kits higiene e limpeza, além de galões (20 litros) de água mineral.

Em seguida, o órgão já entrou em outra missão de grande impacto, a Operação Estiagem que tem como foco o abastecimento de comunidades que sofrem com a falta de água no período de seca. A equipe fez instalação de reservatórios de água em diversos locais principalmente nas comunidades rurais. Essa operação tem a previsão de encerramento na primeira quinzena de Dezembro, período que já termina a estiagem.


Para o Major Cláudio Falcão esse ato de prestação de contas junto a Câmara de Vereadores, que na prática é um órgão fiscalizador das ações da prefeitura de Rio Branco, é fundamental pela transparência.

"Realizamos diversas ações ao longo do ano, alcançamos milhares de famílias em situação de risco e tudo foi executado com zelo e transparência em relação ao orçamento do município", explicou.

Já o presidente da Câmara, vereador, N. Lima, ficou surpreso com as ações desenvolvidas. Disse desconhecer que a Defesa Civil Municipal realizava um trabalho tão importante na capital e na zona rural. Sobretudo na distribuição de caixas d'água para ajudar as famílias carentes no abastecimento de água potável.

"Eu parabenizo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Cláudio Falcão, e a prefeitura de Rio Branco pela iniciativa de levar dignidade para os moradores da capital e da zona rural. Esse trabalho deve ter uma continuidade para os próximos anos", alertou N Lima.




Confira as principais atividades realizadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil-Comdec, ao longo do ano:

01 – Monitoramento das chuvas diariamente;
02 – Monitoramento do Nível do Rio Acre e Bacia;
03 – Vistoria em Área de Risco com Emissão de Relatórios e Informações Técnicas;
04 – Relatórios de Sinistros;
05 -- Operação FGTS (Rio Acre e Igarapés);
06 – Monitoramento de Área de Risco para que não haja Reocupação;
07 – Monitoramento de Área de Risco de Fogo
08 – Programa Defesa Civil nas Escolas;
09 – Atualização de Plano de Contingência de Inundação Gradual;
10 – Atualização de Plano de Queimadas e Combates a Incêndio;
11 – Atualização de Plano de Exaurimento Hídrico;
12 – Monitoramento de Áreas de Riscos Hidrológicos e Geológicos;
13 – Cadastramento das Famílias atingidas pelo Rio Acre para receberem donativos;
14 – Cadastramento das Famílias que recebem Água na zona Rural;
15 – Operação Estiagem;
16 – Atendimento as famílias, em áreas de riscos, com transporte para mudanças de mobílias.
Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários