Um líder prá chamar de seu
Rapidinhas com UrtigaDoJuruá
UM LÍDER PRA CHAMAR DE SEU
O prefeito Zequinha Lima precisa de um líder para chamar de seu, mas não está sendo fácil. Quem quer se meter nesse imprensado?
LÍDER EM FOCO
Após enfrentar um impasse significativo com o Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha Lima concentra esforços na identificação de um líder eficaz entre os vereadores aliados. O objetivo central dessa movimentação é fortalecer a base de apoio e evitar futuros contratempos políticos, buscando estabilidade na condução dos trabalhos do Executivo.
ALGUNS NOMES JÁ FORAM RIFADOS
Apesar de contar com o apoio da maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, 12 dos eleitos integram a base aliada do prefeito; algumas movimentações indicam exclusões estratégicas. Dessa forma, acredita-se que três ou quatro nomes estão no radar do prefeito para serem seus 'sparrings'.
DE OLHO NO SITUAÇÃO
Conforme relatos, o vereador Mazinho da BR, originalmente eleito pela oposição, parece estar se aproximando do Executivo, o que faz parte do processo. Com isso, a voz da oposição aprovada pelas urnas resta apenas o vereador Antônio Cosmo (MDB). No entanto, não é regra, pois alguns vereadores da base sempre que necessário 'aumentam' a voz contra a gestão municipal.
DESAPROVAM LULA
Pela última pesquisa do Instituto RealTime Big Data, apresentada na terça-feira (19), o presidente Lula continua com alta rejeição no Acre: 67% dos eleitores acreanos rejeitam o seu nome. Apesar desse cenário, que reforça uma polarização entre dois polos atualmente, Lula sempre enfrentou resistência significativa dos acreanos, mesmo com todo o olhar especial pelo Acre que lhe é peculiar.
CARINHO PELO ACRE
O acreano é conhecedor de que nenhum outro presidente do Brasil investiu tanto quanto o presidente Lula tem investido no Acre, e mesmo com toda essa falta de gratidão, Lula continua capitalizando o Estado. Destacando que, na sua última visita, mais de R$ 1 bilhão será aplicado no Acre.
IGUAL AO LULA, NENHUM
Não gostar de Lula é compreensível, mas não reconhecer que ele tem uma história significativa com esse Estado é sinal de desconhecimento ou má vontade, e, portanto, esse tipo de postura empobrece o debate político e expõe alguns atores políticos ao ridículo. Quem, desde a redemocratização, tem mais investido nesse estado do que Lula? Qual foi o presidente que pouco fez pelo Acre e ainda assim é endeusado?
DE LULA PARA RODRIGUES ALVES
Exemplo dos argumentos acima é a construção da ponte sobre o Rio Juruá, que vai melhorar a logística para o município de Rodrigues Alves, mas para algumas figuras que hoje são oposição ao governo Lula, e que não cobraram do governo passado para tapar um buraco na BR-364, quem vai construir é o governo federal (sem nome), e ainda citam o nome do senador Alan Rick como um dos protagonistas. É o chamado descaramento para capitalizar uma circunstância. (Tem outro ditado para isso, mas é proibido para menores.)
DE LULA PARA O ACRE
Os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Sena Madureira e Tarauacá vão receber do governo do presidente Lula, nos próximos dias, cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOM), que são veículos adaptados com consultório odontológico completo. Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo Lula.
SEM PREOCUPAÇÃO
Depois de ser publicada uma imagem do governador Gladson Cameli com a ministra de Relações Institucionais de Lula, Gleisi Hoffmann, há pouco mais de uma semana, alguns comentários são enfáticos: primeiro, como disse um blogueiro famoso do Acre, a visita não foi para falar sobre o preço do tomate; em segundo lugar, parte dos bolsonaristas acreanos não aprovaram esse ato.
MAIS UMA LEITURA
Como na política o menos preparado fica sem mandato, e como resultado o vento deixa de bater nas costas. Dito isso, nesse terceiro mandato do governo Lula há algo diferente: a maioria dos petistas do interior do Acre foi alijada do processo, ou seja, ficou sem oportunidades, e alguns buscaram outros espaços, outros ventos.
QUEM DANÇA COM HABILIDADE, APROVEITA A FESTA
Outro detalhe importante que a política despertou atualmente é que o sujeito que decidir apoiar um candidato estadual, federal ou ao Senado, que tenha capilaridade para ser eleito e com perfil para a governabilidade para se aliar ao Executivo vencedor, conta com a oportunidade e o poder de decisão em seu estado, tudo passa a lhe favorecer.
QUEM SABE DANÇAR ESCOLHE A MÚSICA
Ou seja, o militante é somente moeda de troca, não só para levantar bandeira, mas é peça fundamental na defesa do 'projeto' para agraciar outros atores que abrigam outras ideias. Assim, no cenário atual, o jogo político exige mais do que apenas lealdade ou oposição declarada, como também aplaudir o sucesso de adversários em detrimento da lealdade declarada. Portanto, a lição a ser compreendida é que, às vezes, em suma, vencer não é apenas estar do lado certo da história.
HOMEM DE DEUS
Se o pastor Silas Malafaia é um seguidor de Cristo, que sua missão na terra é para ajudar a salvar as almas perdidas, então, por que sua comunicação nas redes sociais ou em outros meios de comunicação nunca cita Deus? há uma certa incoerência entre sua suposta missão religiosa e seu comportamento público. Não há ensinamentos bíblicos e o que ele prioriza é agressividade em vez da mensagem de amor e salvação