Imagem/Palácio Rio Branco: Samuel Moura/Secom/Gladson/Reprodução

 

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Por Gontran Neto

ACERTO COM A JUSTIÇA

O acerto do governador Gladson Cameli com a justiça está bem próximo de acontecer, ele é réu pelos crimes de participação em organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro e fraude à licitação. Cameli é acusado de liderar um esquema que teria desviado milhões em recursos públicos.
 
O CONTRADITÓRIO E A AMPLA DEFESA
Entre idas e vindas, um dos processo contra Gladson Cameli está chegando ao fim, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) está aguardando o réu apresentar as alegações finais, o Acre terá conhecimento dos desdobramentos e consequências legais que Gladson Cameli deverá enfrentar. Absolvido ou punido? Aguardemos!
 
INTIMAÇÃO EMENDA PIX
Flávio Dino, ministro do STF, mais uma vez tenta clarear a emenda Pix e desta vez intimou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para entregar as prestações de contas. Qual o problema em garantir lisura, referente às transferências recebidas pelos municípios e a aplicação do dinheiro? É crime assegurar que o dinheiro público seja utilizado de forma eficiente e honesta?
 
90 DIAS DE PRAZO
O ministro da Suprema Corte Flávio Dino, tem se empenhado para que a obscura emenda Pix tenha transparência, de tal forma que deu um prazo de 90 dias para que as prefeituras prestem contas de todos os recursos recebidos e utilizados, já que as emendas foram pagas sem nenhum tipo de critério, uma verdadeira festa com dinheiro público.
 
SEM SALÁRIOS
Chega à informação que os servidores terceirizados do hospital Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho, em Mâncio Lima, estão com três meses de salários atrasados, a empresa, responsável pelo pagamento não consegue colocar em dia o pagamento e com isso os trabalhadores sofrem com a precariedade e a incerteza financeira.
 
VERGONHA
Essa situação de atraso salarial não só prejudica a qualidade de vida dos servidores, mas também impacta diretamente suas famílias, que dependem desses rendimentos para se sustentar, e não me venham com desculpas esfarrapadas que o estado repassa os recursos e a empresa é que não cumpre com o compromisso. Interessante, que o estado não toma nenhuma providência legal.
 
28 SACOLÕES
A equipe de servidores efetivos do estado do hospital de Mâncio Lima, dentre eles médicos, enfermeiros, assistente social e outros, através de uma quota adquiriram 28 sacolões e distribuíram para amenizar um pouco a humilhação que os terceirizados estão passando. Atrasar salários desses trabalhadores só mostra o tamanho da incompetência do governo que não atua para sanar com estes impedimentos.             
 
ENQUANTO ISSO
Enquanto os servidores terceirizados do hospital Dr. Abel Pinheiro estão sem salários há 90 dias, uma nomeada de Cruzeiro do Sul, pelo governo do estado do Acre para prestar serviço nesta mesma unidade de saúde, recebe em dia, contudo não aparece para trabalhar, mas o “cascalho” cai todo mês, e isso revolta os trabalhadores e trabalhadoras que cumprem a carga horária diariamente.
 
A MÃO AUSENTE DO GOVERNO ACREANO
Quando o estado deixa de cumprir com suas obrigações, as famílias da zona rural acabam por enfrentar muitas dificuldades. Sem o suporte governamental adequado, são os próprios moradores que têm de construir pontes improvisadas para garantir o escoamento da produção agrícola no ramal São Francisco e ramal do Darci, ambos no Ramal 3.
 
ABANDONADOS
Estas iniciativas, embora necessárias, são um reflexo das lacunas e da ausência de políticas públicas eficientes que deveriam promover uma infraestrutura adequada e sustentada para todos os cidadãos, especialmente aqueles que vivem em áreas mais difíceis que só são lembrados na hora do voto.
 
DESAMPARADOS
A falta de apoio técnico e financeiro do governo na construção e conservação de estradas e pontes faz com que os produtores rurais se sintam desamparados e sobrecarregados, principalmente na época em que mais necessita da interferência do estado.
 
SEM CAFÉ, SEM ÁGUA, SEM REFRIGERADOR
É impressionante o descaso da Seagri Rio Branco com a o escritório de Cruzeiro do Sul, já não basta os servidores fazerem cota par comprar café e água, agora será necessário providenciar uma vaquinha para mandar ajeitar um ar-condicionado, pois a sala dos técnicos está há mais de duas semanas atendendo os produtores no calor infernal.
 
E SE FOSSE NA CAPITAL
E se esses problemas estivessem acontecendo no escritório da Seagri, em Rio Branco? Certamente a diretoria agiria de forma mais rápida e eficiente. É essencial que haja uma resposta urgente e eficaz do governo para elevar as condições mínimas de trabalho dos escritórios do interior, promovendo um ambiente digno para os servidores e produtores rurais.

CASSADO
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprova por 13 x 5 o parecer que pede a cassação do deputado estadual do Psol do Rio de Janeiro, Glauber Braga, por quebra de decoro parlamentar, a medida cabe recurso à CCJ e precisa da aprovação do plenário (lá que tudo se decide), o processo contra o psolista o condena por expulsar com chutes da Câmara um defensor do MBL, que xingou sua mãe.

VERGONHA
Um deputado está preso acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco e ainda não foi cassado e continua recebendo salário normalmente, e o mesmo relator do processo de Glauber, o deputado Paulo Magalhães (PSD_BA), não teve igual determinação, a fúria só vale se for os parlamentares de esquerda.