Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O debate é um pedido da presidência do colegiado. Para a
audiência, estão convidados: o diretor-geral do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão e demais representantes de órgãos federais
ligados ao setor de transporte.
De acordo com o senador Marcos Rogério, a BR-364 é estratégica
para Rondônia, pois atravessa o estado, ligando a capital, Porto Velho, ao
restante do país. Em seu requerimento, o senador registra que as autoridades
alertam que o agronegócio de Rondônia será gravemente afetado nos próximos
trinta anos devido aos altos custos e ao baixo volume de obras previstos na
concessão da BR-364.
A concessão da estrada pelo governo federal é recente. E há várias
reclamações dos produtores. Entre elas, estão o número elevado de praças de
pedágio e a pouca quilometragem prevista para trecho duplicado.
Segundo o requerimento, estimativas apontam que sem duplicação da
via e com pedágios caros a atividade de transporte de carga poderá se tornar
inviável, com custos adicionais de quase R$ 2 mil por viagem.
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