Mecias de Jesus quer sustar parte das exigências para transporte de combustíveis

O requerimento do representante roraimense foi encaminhado ao Ministério dos Transportes e ao Ministério da Agricultura e Pecuária,
Compartilhe no WhatsApp

 

O senador Mecias de Jesus (Republicanos/RR) recebeu, no último dia 6 de maio, ofício do diretor presidente da Aprosoja/RR – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Roraima -, Geraldo Falavinha, solicitando o estudo de medidas, junto aos órgãos competentes, que facilitem o manuseio e transporte de combustíveis e derivados de petróleo utilizados nos motores utilizados na atividade agropecuária do estado.

 

Os produtores têm encontrado enorme dificuldade para abastecer máquinas utilizadas no trabalho de campo, devido às “atuais normas vigentes que regulamentam o trânsito de abastecimento de combustível e insumos agrícolas nos imóveis rurais”. Segundo os termos do ofício, as exigências “estão se tornando cada vez mais inviáveis para os agricultores roraimenses”. O presidente assinalou, ainda, que o problema vem trazendo “insegurança ao desenvolvimento do agronegócio em Roraima”.

 

Consciente das atribulações enfrentadas, Mecias de Jesus não perdeu um só minuto: requereu imediatamente, ao Poder Executivo, “a adoção de providências para garantir a continuidade da cadeia produtiva da agricultura familiar e o abastecimento dos municípios de Roraima”. O estado quase não dispõe de postos de combustíveis em suas rodovias. Quando os agricultores necessitam de abastecimento, são obrigados a percorrer longas distâncias para a obtenção dos produtos.

 

O requerimento do representante roraimense foi encaminhado ao Ministério dos Transportes e ao Ministério da Agricultura e Pecuária, relatando de forma detalhada a dimensão dos obstáculos existentes. O parlamentar tem acompanhado o volume de adversidades encaradas pelos produtores, até porque o início de sua carreira política foi como vereador no município interiorano de São João da Baliza (1993-94). Além disso, o fato de ter sido presidente da Assembleia Legislativa por oito anos, ampliou o seu conhecimento a respeito dos dramas vividos pelo estado.

 

Como forma de atenuar adversidades, enquanto não se encontra solução definitiva, Mecias de Jesus apresentou no Senado um Projeto de Decreto Legislativo – PDL N º 256 -, sustando, “nos termos do inciso V do art. 49 da Constituição Federal”, efeitos parciais de Resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os quais se referem a exigências que têm paralisado o trabalho no campo. O senador pretende se reunir com autoridades responsáveis pelo assunto, em audiência que conte, inclusive, com a participação de representantes dos produtores.

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários