Mailza Assis e Zezinho Barbary levam apoio aos municípios afetados pelas enchentes
“É uma situação de extrema vulnerabilidade, que exige de nós ações eficientes de políticas públicas emergenciais"
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no WhatsApp
A governadora, em exercício, Mailza Assis, e o deputado federal Zezinho Barbary percorreram, nesse fim de semana, vários municípios acreanos, conferindo de perto as condições dos abrigos sociais, o monitoramento do nível dos rios e participaram de discussões acerca de novas estratégias adotadas pelas prefeituras de assistência às famílias. A agenda foi uma ação conjunta proposta pelo gabinete da governadora, em exercício com participação dos deputados Gerlen Diniz, Luiz Gonzaga, presidente da Assembléia Legislativa do Acre, e Nicolau Júnior, além de outras lideranças progressistas.
A primeira região visitada foi Manoel Urbano. O deputado Federal fez questão de conferir ao lado do prefeito Toscano Velozo, a situação das 210 famílias afetadas com a enchente do rio Purus, a maioria das etnias Kulina e Kaxinauá. Barbary reconheceu os esforços de servidores públicos e voluntários principalmente nos abrigos sociais, onde teve a oportunidade de dialogar com as vítimas da alagação e compartilhar um pouco da angústia principalmente daqueles que perderam os bens que possuíam.
“É uma situação de extrema vulnerabilidade, que exige de nós ações eficientes de políticas públicas emergenciais, mas que também desperta em nós o nobre sentimento de amor ao próximo”, destacou.
Do município, a comitiva seguiu viagem para o Vale do Juruá. Em Porto Walter foram recepcionados pelo Prefeito César Andrade, com a equipe da Defesa Civil, além de secretários e vereadores. Juntos definiram importantes estratégias em benefício das famílias afetadas pela enchente. No município, o rio já apresentou uma importante vazante e não há abrigos sociais em funcionamento. Mas, a perda principalmente na área agrícola está entre os maiores desafios enfrentados atualmente. Centenas de famílias perderam as plantações, além de acumularem prejuízos em bens, levados pela força da água.
Em Cruzeiro do Sul, Barbary e Mailza, acompanhados pelo prefeito Zequinha Lima e dos Deputados estaduais, Luiz Gonzaga e Nicolau Júnior visitaram os locais mais atingidos pelo transbordamento do rio Juruá e traçaram em conjunto com a Defesa Civil, ações pontuais no apoio as 121 famílias alojadas em 13 abrigos sociais. “Seguimos em prontidão, empenhados e comprometidos em amenizar os danos causados à população”, enfatizou o Deputado.
Todos os dias, são monitorados 12 bairros e 14 comunidades rurais/ribeirinhas de Cruzeiro do Sul, além do diagnóstico minucioso do manancial, que segue apresentando uma pequena vazante. O rio marcou nessa segunda-feira 13,68 cm, um dado muito importante, que segundo especialistas, é sinal de que em breve o rio volte ao seu curso normal.
Mailza Assis, destacou que o governo do estado, deputados e as prefeituras estão trabalhando constantemente em conjunto, procurando soluções e montando um planejamento para ajuda as famílias afetadas pela cheia.
“É um período do ano que preocupa muito, pois várias famílias saem de suas casas devido a cheia. Mas nós do governo com apoio dos deputados e prefeituras, estamos dando total suporte, amenizando os transtornos e encontrando soluções diante das perdas ocasionada pela enchente” – disse.
Comentários
Postar um comentário