Pareceres de Barbary apoiam produtores rurais e valorizam a economia acreana

A castanha-do-brasil é o produto não madeireiro mais exportado pelo município de Sena Madureira,
Compartilhe no WhatsApp

 

Com pareceres favoráveis do relator Zezinho Barbary (PP), a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, esta semana, dois projetos de lei. Um deles,  suspende por três anos o pagamento de financiamentos e empréstimos contratados no âmbito dos programas de crédito rural, dentre eles, o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO – em virtude das inundações nos municípios do Acre.


Em seu parecer, o deputado Zezinho Barbary, ressaltou a importância da aprovação do projeto de autoria do colega de bancada, deputado Roberto Duarte (Republicanos), que concede também, a anistia total das dívidas contraídas em programas de financiamento rural aos pequenos produtores rurais que, comprovadamente, perderam sua produção agropecuária em face das enchentes de 2023.


“Os produtores rurais amargam sérios prejuízos com a enchente e, em diversos casos, a produção agrícola das famílias atingidas com os alagamentos foi totalmente comprometida, o que é muito preocupante por ser a única fonte de renda e meio de sobrevivência deles” – justificou o relator.


O outro projeto de lei aprovado na Comissão na Comissão de Agricultura  confere ao município de Sena Madureira o título de Capital Nacional da Castanha do Brasil, por iniciativa do deputado Gerlen Diniz (PP).


Em seu voto, o parlamentar progressista enfatizou que a produção acreana de castanha foi a terceira maior do país em 2020 e que o estado foi responsável por mais de 6,7 mil  toneladas no mesmo ano, o que equivale a 20,4% do total produzido no país com valor da produção de R$ 17,6 milhões.  


“A castanha-do-brasil é o produto não madeireiro mais exportado pelo município de Sena Madureira, representando 94,9% das exportações apenas no ano de 2015, e, por essa razão, merece todo o  reconhecimento e incentivo para que continue gerando riqueza para o nosso Estado do  Acre” – enalteceu Barbary.


Os textos seguem agora para as demais comissões temáticas.

 

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários