Senadores e deputados federais tomam posse e escolherão os presidentes das duas Casas nesta quarta-feira

 


Na Câmara dos Deputados, a solenidade de posse está marcada para as 10 h da manhã desta quarta-feira, 01.  513 deputados eleitos em outubro do ano passado tomam posse, entre os quais, nove parlamentares da bancada acreana: Socorro Neri (Progressistas), Meire Serafim (União Brasil), Cel Ulysses (União Brasil), Zezinho Barbary (Progressistas), Gerlen Diniz (Progressistas), Dr. Eduardo Velloso (União Brasil), Antônia Lucia (Republicanos) e Roberto Duarte (Republicanos).

Em reunião marcada para as 15h, tomarão posse os 27 senadores eleitos que representam um terço  das 81 cadeiras do Senado. Da bancada do Acre, apenas o senador eleito Alan Rick (União) tomará posse. A renovação no Senado ocorre de forma alternada.

Eleição para presidência do Senado é a mais acirrada e a disputa entre os senadores Rodrigo Pacheco e Rogério Marinho, tem preocupado os ministros do Supremo Tribunal Federal. Mesmo com a vitória praticamente garantida de Pacheco, o número  de votos que Marinho  pode  ter vem causando apreensão pois, demonstrará a força da bancada conservadora no Senado.

Nos bastidores, os ministros do STF não desejam que fique demonstrado um sólido contraponto ao governo Lula, além de temerem ofensivas contra a Suprema Corte brasileira, com a possível abertura de CPI, por abusos de autoridade de magistrados.

Liberação dos ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou todos os seus ministros parlamentares para retornarem aos seus mandatos e votarem nas eleições de pres. da Câmara e do Senado. Lula declarou apoio as reeleições de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. Dos 37 ministérios existentes, 11 têm parlamentares como titulares.

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários