Sem definição de Lula, ministérios viram alvo de disputa entre aliados


Por Mariano Maciel

Milagre natalino

A PEC da Transição, proposta pelo presidente eleito Lula, já está sendo chamada por aqui de “fura teto”. A aposta dos políticos é de ela tem tudo para ser aprovada. De olho na popularidade, ninguém vai votar contra a população ás vésperas do Natal.

Enquanto isso...

Embora tenha dado sinal verde à transição, o presidente Bolsonaro ainda não se mostra convencido de que não houve problemas nas urnas.

* Até quando a novela das narrativas vai continuar?

Longe dos holofotes

Enquanto Guido Mantega se encaminha para a transição de governo, o ex-ministro José Dirceu está agindo de forma discreta e deve passar uma temporada entre Portugal e França, longe dos holofotes da mídia brasileira.

* De acordo com a colunista Denise  Rothenburg, Dirceu quer distância deste período de transição, em que todos tentam se acomodar no futuro o governo

Voluntária

Quem apareceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde trabalha a equipe de transição de governo, foi a deputada federal Perpétua Almeida (AC). Indagada pela coluna se seria nomeada para participar da equipe, Perpétua disse que foi lá apenas para representar a liderança do PCdoB na Câmara, e que estará à disposição do colegiado tão somente para colaborar com algumas discussões.

Surpresa ou previsão?

Bolsonaristas do Acre reclamam do apoio declarado e prematuro do governador reeleito Gladson Cameli ao futuro governo do presidente eleito Lula.

*  Para alguns, a declaração foi precipitada;  outros acham que há interesses pessoais em jogo.

Recado

Bolsonaro tem dito a aliados que recebeu um recado do núcleo duro do PT, por meio de membros do Judiciário. O presidente conta que teria sido informado que ele e seus filhos não serão "perseguidos" e que o foco do governo Lula é olhar para a frente e se concentrar no país.  

* Bolsonaro, no entanto, mostra ter desconfiança da suposta mensagem.

Sem definição

A decisão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “só começar a pensar” na montagem do futuro Ministério a partir do final deste mês abriu uma arena de disputas veladas entre aliados.

* Na busca por espaços na Esplanada, personagens importantes já começaram a se movimentar, especialmente mirando as pastas da Casa Civil, Fazenda, Justiça e Segurança Pública, Agricultura e Cidadania.

 Frase   

“O fato de estar na equipe de transição não é passe para estar no ministério” – Lula, presidente eleito.

 

 


Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários