Acre recebe garantia de apoio federal para enfrentar enchente


 Ministro do Desenvolvimento Regional, RogĆ©rio Marinho, garantiu apoio federal nas enchentes do Acre. Foto: Dilma Tavares/Repac

O governador Gladson Cameli reuniu-se, nesta terƧa-feira, 22, com o ministro do Desenvolvimento Regional, RogƩrio Marinho, em busca de ajuda para enfrentar o problema das enchentes no Acre, e recebeu a garantia de apoio de toda a estrutura do governo federal.

Gladson Cameli relatou ao ministro a gravidade do problema das enchentes no estado, a exemplo do que ocorreu no ano passado, e explicou que a cheia jĆ” atinge o municĆ­pio do JordĆ£o, com risco iminente de a inundaĆ§Ć£o ocorrer tambĆ©m em TarauacĆ” e na capital do estado, Rio Branco.

“JĆ” enviei uma equipe para o JordĆ£o, com secretĆ”rios e integrantes de vĆ”rios Ć³rgĆ£os, para ajudar no que for necessĆ”rio. Tivemos a notĆ­cia de que as Ć”guas haviam baixado, mas nĆ£o podemos ficar parados, pois pode haver repiquete, com novas enchentes nĆ£o sĆ³ no JordĆ£o, como tambĆ©m em outros municĆ­pios”, relatou o governador.

Gladson Cameli explicou que tem se antecipado e vem alertando sobre o problema para evitar prejuĆ­zos Ć  populaĆ§Ć£o, como ocorreu na enchente passada, por isso Ć© essencial a ajuda federal. “O Estado estĆ” viabilizando toda a sua estrutura para que juntos, governo estadual, federal e prefeituras, nĆ£o deixemos a populaĆ§Ć£o ficar desassistida”, disse.

A audiĆŖncia foi marcada pelo senador MĆ”rcio Bittar, que tambĆ©m participou do encontro, reforƧando a solicitaĆ§Ć£o do apoio. Foto: Dilma Tavares/Repac

RogĆ©rio Marinho assegurou o apoio da estrutura do governo federal, lembrando a necessidade de medidas burocrĆ”ticas necessĆ”rias. “Precisamos apenas da publicaĆ§Ć£o do decreto de emergĆŖncia”, disse o ministro, alertando ainda que os prefeitos precisam fazer a prestaĆ§Ć£o de contas dos recursos liberados no ano passado.

A audiĆŖncia foi marcada pelo senador MĆ”rcio Bittar, que tambĆ©m participou do encontro, reforƧando a solicitaĆ§Ć£o do apoio.

TambĆ©m participaram o representante do governo do Acre em BrasĆ­lia, Ricardo FranƧa; o chefe da Casa Militar do Acre, coronel Carlos Augusto Negreiros e o representante do gabinete do deputado Jesus SĆ©rgio, Tom SĆ©rgio, que tambĆ©m representou as prefeituras do JordĆ£o e TarauacĆ”, alĆ©m de integrantes da Defesa Civil estadual e nacional.

Por Dilma Tavares


Siga no Google News
Postar um comentƔrio

ComentƔrios