Aprovação da PEC dos Precatórios gera crise na oposição do governo

 Legendas entram em conflito, e há ameaça de retaliação interna caso sejam mantidos os votos a favor da proposta.



Fiadores da vitória do governo na aprovação em primeiro turno da PEC dos precatórios, partidos de oposição mergulharam em disputas internas e estão sob ameaça de retaliação caso mantenham a posição na próxima votação, marcada para terça-feira.

A PEC muda a correção do teto de gastos, que limita o avanço de despesas à inflação. O texto libera 91 bilhões e meio de espaço no Orçamento de 2022 e é estratégico para tirar do papel o Auxílio Brasil de R$ 400 como quer o presidente Jair Bolsonaro. Partidos geralmente alinhados em temas econômicos, como MDB e PSDB, racharam, e o governo recorreu à oposição. Articulador da PEC, o presidente da Câmara, Arthur Lira  obteve 10 votos dos 32 da bancada do PSB, e 15 votos dos 24 do PDT.

Os deputados da oposição que votaram de forma favorável argumentaram que houve negociação para flexibilizar a PEC, garantindo a prioridade de pagamento aos estados dos precatórios do Fundeb.

O placar da votação em primeiro turno foi bem apertado, já que uma proposta de emenda à Constituição precisa, para ser aprovada na Câmara, dos votos favoráveis de pelo menos 308 deputados. Além disso, são necessários dois turnos de votação.

Parlamentares contrários à proposta reclamam que a folga fiscal pode ser usada para turbinar as "emendas de relator" a aliados do governo via orçamento secreto. Fonte: Correio Braziliense

 

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários