Ministro da Justiça atende pautas do governo do Acre para a segurança pública

 


O Governador Gladson Cameli, acompanhado pelo senador Márcio Bittar, deputado federal Alan Rick e pelo representante do Acre em Brasília, Ricardo França, manteve audiência no início da noite desta terça-feira, 05, com o Ministro da Justiça Anderson Gustavo Torres. Na audiência, entre outros assuntos, o governador solicitou que as ações de segurança nas fronteiras sejam intensificadas.

Cameli e os demais participantes explicaram ao ministro as peculiaridades da região Norte, especialmente do Acre, que faz fronteira com dois países: Bolívia e Peru, e que como conseqüência, passa a ser um portão de entrada de drogas no Brasil. “O aumento da criminalidade, as guerras de facções e o tráfico de armas está diretamente relacionado com a ação repressiva de nossas forças policiais nas fronteiras” frisou o governador ao ministro.

Durante a reunião, o ministro Anderson comunicou aos presentes, que o Ministério da Justiça acatou o pedido feito pelo governo do Acre, e que foi determinado o re-empenho de dois convênios que haviam sido cancelados. O primeiro, no valor de R$ 5.717.000,00 será para a compra de aproximadamente 5 mil pistolas 9 mm, padronizando assim o uso das armas pelas forças policiais. O segundo, no valor de pouco mais de R$ 600 mil, será para a compra de camisetas de combate, para a Polícia Civil em todo o estado.

Força Nacional

Anderson Torres também determinou a permanência do contingente da Força Nacional na região da Ponta do Abunã, na divisa entre Acre e Rondônia. O deslocamento da força para a região deu-se em virtude de conflitos armados entre integrantes de movimentos de sem-terra com policiais, numa ação de reintegração de posse em uma fazenda. Na ocasião, policiais foram mortos e o clima de tensão obrigou uma interferência da Força Nacional.

O ministro determinou que os policiais permaneçam no local por mais 120 dias, até que se restabeleça, por completo, a ordem pública.

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários