Novo código eleitoral enfraquece Lei da Ficha Limpa

 


Código eleitoral

A Câmara aprova texto principal do Código Eleitoral após duas semanas de intensas negociações. Com 898 artigos, a legislação traz novas regras que diminuem a transparência e enfraquecem a fiscalização de partidos.

* Entre os pontos criticados por especialistas, estão o enfraquecimento da Lei da Ficha Limpa e medidas que afrouxam o controle de gastos do Fundo Partidário.

Censura

O projeto do novo código eleitoral impõe censura ao proibir a divulgação de pesquisas eleitorais na véspera e na antevéspera do pleito.

* Para que a nova legislação possa valer em 2022, há a necessidade de sanção até outubro.

Vacina mineira

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) trabalham no desenvolvimento de uma vacina que tem potencial para imunizar ao mesmo tempo contra a covid-19 e a gripe.

Respeito

Em sua primeira viagem após os atos de 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que os Três Poderes devem ser respeitados.

* Durante discurso para integrantes do agronegócio no Rio Grande do Sul, o chefe do Planalto citou o ex-presidente Emílio Garrastazu Médici e declarou que o povo não aceita retrocessos na luta pela liberdade.

Comissão de transparência

Depois de presidente Jair Bolsonaro (sem partido) proferir ataques ao sistema eleitoral brasileiro durante os atos do dia 7 de setembro, que chegou a chamar as eleições de “sujas”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou nesta semana a Comissão de Transparência das Eleições, para "ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições”.

Salário do PT

Em entrevista ao podcast “Mano a Mano” do rapper Mano Brown, divulgada na quinta-feira passada (9), o ex-presidente Lula afirmou que, atualmente, ganha um salário de R$ 27 mil pago pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

* De acordo com Lula, o montante é parte das contribuições sociais de filiados e deputados, bem como do fundo partidário da coligação.

Na conversa

Durante a entrevista que durou pouco mais de duas horas, o ex-presidente respondeu a perguntas sobre seu patrimônio pessoal, erros e acertos das gestões petistas, embates entre partidos de esquerda e direita e possíveis futuros para o Brasil.

Frase

Hoje eu sobrevivo do PT. Eu não sei se alguém aqui sabe, eu acho que é R$ 27 mil. O PT tem vários membros do executivo que vivem de salário do partido” – Lula em entrevista ao rapper Mano Brown.

 

 

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários