5 de setembro: Dia da Amazônia

 

Neste domingo, dia 5 de setembro, é celebrado o Dia da Amazônia. A data comemorativa acontece desde 2008 e foi instituída pela lei federal 11.621/2007, oriunda de projeto de lei de autoria do então senador acreano Jorge Kalume, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da maior reserva natural do planeta.

O bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do mundo. Inclusive, a Amazônia tem grande relevância para o Estado de São Paulo, já que ela influencia o regime de chuvas na região.

No entanto, algumas atividades econômicas ilegais praticadas na Amazônia, entre elas extração de madeira, agricultura, pecuária e mineração, têm causado desmatamento e enormes impactos em todo o Brasil.

Atualmente, a floresta está ameaçada por constantes desmatamentos ilegais, muitas vezes decorrentes de queimadas, afetando não só a fauna e flora, como também causando desequilíbrio climático e ambiental.

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), neste mês de agosto, a Amazônia registrou 28.060 focos de calor (incêndios), o terceiro maior índice para o mês desde 2010, perdendo apenas para 2019 e 2020.

 

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários