Diretores do Sintesac alertam sobre déficit de profissionais para atender na classificação de risco nas unidades de saúde do Juruá

 

No decorrer desta semana de agosto, o Vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), Adailton Cruz acompanhado com o vice-presidente do Sintesac, Jean Lúnier cumpriram agenda em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, acompanhando os trabalhos dos servidores da saúde nesses municípios.

No último dia 10, Cruz visitou o novo Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, onde conversou com os trabalhadores, conheceu as instalações do hospital e tomou conhecimento de que faltam profissionais para atender na classificação de risco da unidade de saúde do município. O déficit é de enfermeiros, técnicos e farmacêuticos.

Além disso, os trabalhadores relataram que o hospital, assim como a maioria do Estado, não tem segurança, nem vigilância armada, o que leva os servidores a serem agredidos, desrespeitados e expostos frequentemente. “É uma situação grave, que precisa ser resolvida. Identificamos isso e vamos levar à Sesacre, ao Governo e vamos cobrar respostas”, ressaltou Adailton.

“Acompanhamos e ouvimos esses trabalhadores e informamos a eles sobre a agenda de negociações com o governo, sobre a etapa alimentação, a elaboração do plano de cargos e carreiras, a questão da reposição das perdas. Foi uma visita muito boa, tanto em Mâncio Lima quanto em Cruzeiro do Sul”, destacou o vereador.

Em Cruzeiro do Sul, Adailton participou da Assembleia Geral dos trabalhadores do município, onde foram debatidas a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração e sobre o adicional COVID.

Na Assembleia foi decido, pela maioria presente, que se aguarde o prazo de 20 (vinte) dias, no qual o prefeito de Cruzeiro do Sul se comprometeu a trabalhar o retorno ou a instituição do pagamento do auxílio COVID, a partir de setembro até dezembro deste ano, aos trabalhadores da saúde.

Também foi decidido que até o final deste mês fosse tratado uma reformulação do PCCR dos servidores do município de Cruzeiro do Sul, pois estes estão há 15 anos com o mesmo plano, já defasado e que precisa de atualização. Além da necessidade de se repor as perdas e rever a carreira.

“Em assembleia foi definido que vão aguardar os próximos 20 (vinte) dias para resolver. Se não resolverem, a saúde do município de Cruzeiro do Sul vai entrar em greve”, comentou o vereador.

O vereador visitou a Câmara de Cruzeiro do Sul, articulando e buscando apoio onde apresentou um relato da realidade da saúde dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves.

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac) informam aos seus afiliados que a Sede Campestre, clube de lazer, será reaberto neste domingo, 15 de agosto, com grandes atrações musicais, Edu Casseb, Trio Furacão, Sandra Melo e Dj Marcelo Cordeiro.

  

 

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários