Confira a programação do 39º Congresso Nacional dos Jornalistas

 


Os principais nomes do Jornalismo brasileiro e do pensamento político atual estarão reunidos para debater o tema “Desafios da produção jornalística: das mudanças tecnológicas às formas de financiamento”, no no 39º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá nos dias 17, 18, 24, 25 e 26 de setembro de 2021, em plataforma digital. Com cerca de 20 horas de programação, o evento é uma realização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).

O evento contará com conferência de abertura, quatro painéis de discussão, uma roda de conversa e plenárias deliberativas, com os temas: “Redes Digitais: reflexão ou adesão?”, “Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade e Taxação das Plataformas Digitais”, “Jornalismo em tempos de ódio”, “Desertos de Notícias e Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo” e “Remuneração de conteúdo jornalístico nas plataformas”. Esta edição do maior fórum de discussões e deliberações da categoria tem o apoio da Fundação Friedrich Ebert e da Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES).

Inscrições

O valor da inscrição para Observadores é de R$ 100,00. Estudantes de Jornalismo (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado), jornalistas associados ao SJPMRJ e em dia com as obrigações sindicais, jornalistas comprovadamente desempregados e jornalistas aposentados pagam R$ 50,00 (desde que não sejam eleitos delegados). FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

O pagamento da inscrição deve ser feito via depósito bancário identificado na conta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro / SJPMRJ – Caixa Econômica Federal, Agência 0542, Conta Corrente: 00775859-8, Operação 003 CNPJ: 34.057.448/0001-63.

Também pode ser feito via PIX do Sindicato, que é o e-mail [email protected]. É necessário preencher a ficha de inscrição online e anexar o comprovante de pagamento, bem como a documentação comprobatória de estudante, desempregado ou aposentado.

PROGRAMAÇÃO*

Sexta-feira, 17 de setembro

17 horas – Plenária de aprovação do Regimento Interno e eleição da mesa diretora do Congresso.

20h – Abertura Oficial

20h30 – Conferência de abertura

Conferencista: João Paulo Rodrigues – integrante da coordenação nacional do MST e da Frente Brasil Popular. Agricultor assentado da reforma agrária no Pontal do Paranapanema (SP), é formado em ciências sociais.

22h – Encerramento

Sábado, 18 de setembro

9h às 10h30 – Painel Redes Digitais: reflexão ou adesão?

Sérgio Amadeu da Silveira é graduado em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020).

Janara Nicoletti é jornalista, mestre e doutora em Jornalismo. Pesquisadora no Observatório de Ética Jornalística (objETHOS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mediação: Guto Camargo (FENAJ)

10h30 às 12h – Painel Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade e Taxação das Plataformas Digitais

Zuliana Lainez é vice-presidenta da FIJ, presidenta da Federação de Periodistas da América Latina e Caribe (Fepalc) e secretária-geral da Associação Nacional de Jornalistas do Peru (ANP).

Dão Real Pereira dos Santos é vice-presidente do Instituto Justiça Fiscal e membro do coletivo Auditores Fiscais pela Democracia.

Maria José Braga é presidenta da FENAJ e integrante do Comitê Executivo da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

12h às 13h30 – Intervalo para almoço

14h às 17h – Plenária Deliberativa

Sexta-feira, 24 de setembro

19h às 21h – Roda de conversa “Jornalismo em tempos de ódio”

Patrícia Campos Mello é repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo. Há 25 anos, cobre relações internacionais, direitos humanos e economia global. Autora do livro “Máquina do Ódio”, pela Companhia das Letras, sobre o uso das redes sociais para manipular eleitores no Brasil, Índia e EUA.

Luís Nassif é jornalista, cronista e músico. Foi colunista e membro do conselho editorial da Folha de S.Paulo. Comanda o Jornal GGN.

Sábado, 25 de setembro

9h às 10h30 – Painel Desertos de Notícias e Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo

Sérgio Lüdtke é jornalista formado pela PUC-RS com Master em gestão de empresas jornalísticas pelo IICS e MBA em Marketing Digital pela FGV. Coordena a equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia.

Celso Schroder é diretor do Departamento de Relações Internacionais da FENAJ. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi presidente da FENAJ e vice-presidente da FIJ.

Mediação: Samira de Castro (FENAJ)

10h30 às 12h – Painel Remuneração de conteúdo jornalístico nas plataformas

Mariana Valente é doutora, mestre e advogada pela Faculdade de Direito da USP. Diretora do InternetLab, é professora na graduação e na pós-graduação lato sensu no Insper. Atua principalmente em temas de políticas de internet, direito autoral, mercados culturais e acesso à cultura e ao conhecimento.

Angelo Coronel é senador pelo Estado da Bahia e autor do PL 4.255/2020, que prevê o pagamento de direitos autorais aos veículos de imprensa pela publicação de notícias em redes sociais e plataformas.

Mediação: Beth Costa (FENAJ)

12h às 13h30 – Intervalo para almoço

14h às 17h – Plenária Deliberativa

Domingo, 26 de setembro

9h às 12h – Plenária deliberativa

12h – Aprovação de Moções e da carta do 39º Congresso

13h – Encerramento

 

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários