Loterias

Carregando resultados da Mega Sena...

Carregando resultados da Quina...

Carregando resultados da Lotofacil

Image1

A Amazônia está sendo devastada pelas organizações e empresas multinacionais. Madeira e minerais são exportados sob um manto invisível de impunidade. Compre agora o livro do Jornalista David Casseb

Moedas

2026 promete ser um ano atípico para o Congresso Brasileiro

 

Por Mariano Maciel


Por conta dos feriados em dias úteis, as tradicionais festas juninas do Nordeste, a Copa do Mundo e a campanha para as eleições gerais, tudo indica que o Congresso e o País viverão um ano atípico. Dos 10 feriados nacionais previstos, nove cairão em dias úteis, e a maioria em segundas ou sextas-feiras. Na prática, isso favorece a formação de feriadões  interferindo diretamente na dinâmica do trabalho, do comércio, do turismo e dos serviços públicos. Quando somados aos pontos facultativos, como Carnaval e Corpus Christi, o número de semanas “encurtadas” ao longo do ano se torna significativo.


Somados a tudo isso, os jogos da Seleção Brasileira costumam gerar flexibilização de horários, paralisações parciais e forte mobilização popular. No segundo semestre, o foco se desloca para o campo político. As eleições gerais de 2026 definirão presidente da República, governadores, parlamentares e parte do Senado.


O Senado e Câmara devem convocar dois ou três “esforços concentrados”  para tentar votar no segundo semestre, matérias de interesse do Governo e da sociedade que merecem urgência de aprovação marcadas por uma série de fatores que costumam alterar a rotina do país.  Resta saber se os senadores e deputados vão se aventurar em apreciar matérias polêmicas que estão sob os olhares atentos do eleitor.


Por exemplo. A redução da jornada de trabalho semanal para 36 horas, com garantia de dois dias de descanso remunerado, é uma das 19 propostas de emenda à Constituição (PECs) prontas para deliberação no Senado. Os parlamentares também poderão analisar em Plenário, entre outras propostas, a que acaba com a reeleição de presidente, governadores e prefeitos para o mesmo cargo no período subsequente e unifica em cinco anos os mandatos no Executivo e no Legislativo, e a que garante representação de mulheres nas Mesas do Senado e da Câmara dos Deputados em quantidade proporcional à bancada feminina de cada Casa.


Além disso, o Congresso também deve se debruçar sobre temas como segurança pública, meio ambiente e economia. É um ano de muitas mudanças e desafios, e o resultado dessas discussões pode impactar significativamente o futuro do Brasil Aguardemos.

 


Site desenvolvido por:
Harlley Rebouças
www.harlley.com.br