Socorro Neri propõe criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa

 


A deputada federal Socorro Nery (PP) colhe assinaturas dos parlamentares para criar a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Transição Climática Justa. A ideia da criação da Frente recebeu o apoio de todos os senadores e deputados federais da bancada acreana no Congresso Nacional

Em sua justificativa, a parlamentar acreana cita que a mudança climática é considerada a maior ameaça aos direitos humanos de todos os tempos, pois intensifica todas as desigualdades sociais existentes. Também cita que a crise climática é uma injusta equação, na qual os países ricos são os que mais emitem gases de efeito estufa, enquanto os países pobres são os que mais sofrem as consequências.

A deputada Socorro Neri disse que a Frente Parlamentar Mista tem por objetivo fazer o devido acompanhamento da Agenda Climática, buscando conciliar o documento com a agenda econômica e social do Acre e do País. Segundo ele, não dá mais para aceitar que o amazônida esteja vivendo ainda, em sua grande parcela, em condições de pouca oportunidade de desenvolvimento.

Durante a COP27, a mais importante conferência global sobre mudanças climáticas, a ‘transição justa’ foi um dos temas-chave discutidos durante o evento. Como resultado das discussões ficou entendido que a transição gerenciada e justa para um modelo econômico baseado em desenvolvimento de baixa emissão e resiliente ao clima, com base nos princípios acordados na UNFCCC e no Acordo de Paris deve ser perseguida.

“Essa transição precisa ser gerenciada de maneira a garantir a mudança necessária e a rápida introdução de tecnologias de baixa emissão e redução gradual. È evidente que se coloque no centro desse debate as pessoas que moram na Amazônia. È preciso buscar soluções para o desenvolvimento e melhorias públicas para quem esteja sendo afetado, de alguma forma, pelas políticas ambientais” – disse Socorro Neri.

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários