CGU e PF combatem desvios de recursos da saúde em cidades do entorno do DF

Operação consiste no cumprimento de vinte e sete mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e Goiás
Compartilhe no WhatsApp

 

Operação consiste no cumprimento de vinte e sete mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e Goiás, além de um mandado de prisão preventiva e oito mandados referentes a medidas cautelares diversas da prisão

 

As investigações foram iniciadas a partir de uma notícia-crime protocolada junto à Polícia Federal, a qual indicava uso indevido de recursos públicos, incluindo suspeitas de ilegalidades na gestão da saúde municipal, em serviços de manutenção e de locação de equipamentos, e nas contratações públicas de obras no município.

 

As diligências realizadas pela PF e a auditoria efetuada pela CGU permitiram a identificação de indícios de fraude ao caráter competitivo da licitação em mais de 100 contratos, cujos valores ultrapassam sessenta e cinco milhões de reais.

 

Os fatos investigados afetam diretamente a execução das políticas de saúde na região do entorno do Distrito Federal, tendo em vista que os recursos desviados poderiam ser utilizados para ampliar o atendimento da população. Segundo dados do censo 2022, o crescimento do entorno superou o de Brasília, entretanto, a oferta de serviços públicos à população não acompanhou tal crescimento.

 

Os suspeitos devem responder pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraudes a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

 

 

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários