Rio Branco não oferecerá transporte gratuito durante ENEM,ao contrário de outras capitais brasileiras
Neri espera que Bocalom, pelo menos, recomende à RBtrans que, de fato, coloque mais ônibus nos horários de prova do ENEM.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no WhatsApp
Diante das inúmeras indagações que vem recebendo acerca se haverá ou não a gratuidade e o reforço a frota de ônibus no transporte coletivo nos dias do Enem como solicitou à Prefeitura, a deputada Socorro Neri(PP) informou que o prefeito Tião Bocalom preferiu ,através da Casa Civil, encaminhar um ofício do RBtrans alegando que o órgão não tem amparo legal para garantir a gratuidade. A autarquia informou ainda acerca do plano operacional de reforço da frota, como solicitado por Neri
A deputada reconheceu que o RBtrans ,realmente, não tem a competência de garantir a gratuidade,MAS O PREFEITO SIM, desde que a medida seja aprovada pela Câmara dos Vereadores. “Tanto que 11 capitais brasileiras já anunciaram a gratuidade por meio de Decreto Municipal confirmado pelo legislativo mirim”, lembrou a deputada. “Já fica aqui, portanto, a sugestão ao prefeito para enviar projeto à Câmara Municipal para garantir a gratuidade a partir do próximo ano. Se concordarem, reforcem o pedido”, incentivou a deputada.
Preocupação
Restou ainda uma preocupação: o fato do plano operacional de reforço da frota enviado à parlamentar ser insuficiente em vista da demanda esperada para estes dias. Considerando, explica a parlamentar, que das 40 linhas listadas no Plano de Operação para o ENEM/2023, ”72% serão atendidas com apenas 1 ônibus, 25% contam com 2 ônibus e apenas 2,5% terão 3 ônibus”.
Com isto, a deputada espera que o prefeito Bocalom, pelo menos, recomende à RBtrans que, de fato, coloque mais ônibus nos horários de deslocamento dos inscritos do ENEM nos horários de prova. É um problema sério, enfatizou a deputada, que pode impactar negativamente no acesso de muitos inscritos aos locais de prova. “Resta, portanto, ao Poder Público dar uma solução satisfatória com um reforço de frota suficiente e que venha ao encontro de uma necessidade real de grande parte dos inscritos”.
Com décadas no ensino público resultantes da vocação e tradição no Magistério, Neri desejou sucesso a todos os inscritos e “que o ENEM venha despertar em cada um a satisfação, realização e a certeza de dias melhores que só a autêntica educação e conhecimento garantem”
Comentários
Postar um comentário