Rio Branco não oferecerá transporte gratuito durante ENEM,ao contrário de outras capitais brasileiras

Neri espera que Bocalom, pelo menos, recomende à RBtrans que, de fato, coloque mais ônibus nos horários de prova do ENEM.
Compartilhe no WhatsApp

 

Diante das inúmeras indagações que vem recebendo  acerca se haverá  ou não a gratuidade e o reforço a frota de ônibus no transporte coletivo nos dias do Enem como solicitou à Prefeitura, a deputada Socorro Neri(PP) informou que o prefeito Tião Bocalom preferiu ,através da Casa Civil, encaminhar um ofício do RBtrans alegando que o órgão não tem amparo legal para garantir a gratuidade. A autarquia  informou ainda  acerca  do plano operacional de reforço da frota, como solicitado por Neri


A deputada reconheceu que o RBtrans ,realmente, não tem a competência de garantir a gratuidade,MAS O PREFEITO SIM, desde que a medida seja aprovada pela Câmara dos Vereadores. “Tanto que 11 capitais brasileiras  já anunciaram a gratuidade por meio de Decreto Municipal confirmado pelo legislativo mirim”, lembrou a deputada. “Já fica aqui, portanto, a sugestão ao prefeito para enviar projeto à Câmara Municipal para garantir a gratuidade a partir do próximo ano. Se concordarem, reforcem o pedido”, incentivou a deputada.


Preocupação


Restou ainda  uma preocupação: o fato do plano operacional de reforço da frota enviado à parlamentar ser insuficiente em vista da   demanda esperada para estes dias. Considerando, explica a parlamentar, que das 40 linhas listadas  no Plano de Operação para o ENEM/2023, ”72% serão atendidas com apenas 1 ônibus, 25% contam com 2 ônibus e apenas 2,5% terão 3 ônibus”.


Com isto, a deputada espera que o prefeito Bocalom, pelo menos, recomende à RBtrans que, de fato, coloque mais ônibus nos horários de deslocamento dos inscritos do ENEM nos horários de prova. É um problema  sério, enfatizou a deputada,  que pode impactar negativamente no acesso de muitos inscritos aos locais de prova. “Resta, portanto, ao Poder Público dar uma solução satisfatória com um reforço de frota suficiente e  que venha ao encontro  de  uma necessidade real de grande parte dos inscritos”.


Com décadas no ensino público resultantes da vocação e tradição no Magistério, Neri desejou sucesso a todos os inscritos e “que o ENEM venha despertar em cada um a satisfação, realização e a certeza de dias melhores que só a autêntica educação e conhecimento garantem”

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários