Cinco cardiologistas estão atendendo no Hospital do Juruá, mas realizar os exames solicitados é dificultoso



Por Gontran Neto/Urtiga do Juruá

O Hospital Regional de Cruzeiro do Sul construído na época do então governador Jorge Viana, atende uma demanda de várias especialidades na Regional do Juruá, Tarauacá e Envira e ainda, os municípios de Guajará e Ipixuna no amazonas. A procura é bem maior do que a oferta na área de saúde como um todo, pois nem sempre é possível a contratação de especialistas em algumas áreas para residir no município.

Há poucos meses o HJ não contava com cardiologistas para atender a população cardíaca e o pré-operatório, e que não possuem condições de ser assistida pelo particular, como também, socorrer os que se encontravam em situação de urgência, o jeito era aguardar respostas de um médico desta área que reside na capital acreana.

Importante medida realizada pela Secretaria de Saúde em alocar os médicos especialistas em doenças do coração e dos vasos sanguíneos advindo de Rio Branco para suprir as demandas reprimidas da região e das emergências do dia a dia.

Os médicos Dr. Márcio Messias, Dr. Victor Freire, Dr. Rodrigo Gonçalves, Dr. Renato Correia e Dr. Thiago da Costa, todos cardiologistas, são os profissionais encarregados de salvar a vida do nosso povo nesta área que tão.

Nesta quarta (17) o Cardiologista, Dr. Rodrigo Gonçalves atendeu um número significativo de pacientes, do novo ao idoso, ressaltem-se os elogios pela excelente consulta e o carinho com os pacientes, merece o devido reconhecimento.

Contudo, nem tudo são flores, visto que a maior barreira é para agendar os exames solicitados pelos profissionais. O Hospital do Juruá não possui capacidade para realizar serviços como eco cardiograma e teste ergométrico para quem não está internado em tempo aceitável, por exemplo, a demora pode ser fatal.

A reação de uma servidora responsável pelo agendamento de consultas e exames para um paciente foi “vou marcar aqui, mas não tem data para ser atendido, está lotado por  tempo indeterminado, vai ficar na lista de espera”. Ou seja, volte para morrer em casa ou conseguir dinheiro e realizar os exames nos consultórios particulares. O médico faz sua parte, todavia, o sistema derruba.

  

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários