Período para convenções partidárias começa quarta-feira, 20

 


Um capítulo importante para as eleições de 2022 está prestes a começar. As convenções partidárias iniciam-se nesta semana, ou seja, do dia 20 de julho, próxima quarta feira, e seguem até 5 de agosto. São esses eventos que marcam a aprovação das pré-candidaturas dos partidos. 


No pleito de 2022, serão realizadas convenções nos âmbitos nacional e estadual. As convenções estaduais de cada partido definirão os candidatos ao Executivo, ao Senado, à Câmara dos Deputados e respectivas Assembleias Legislativas. Já as convenções nacionais irão oficializar os candidatos a presidente e vice-presidente da República.


Cada partido tem autonomia e suas próprias regras para as convenções. No evento, participam os filiados, e os critérios para participação nas convenções também depende de cada sigla. Por exemplo, o partido define, conforme estatuto, quem terá direito ao voto para a escolha dos candidatos: se serão apenas os delegados ou todos os filiados.


As federações partidárias registradas no TSE, uma novidade desta eleição, deverão realizar as convenções de forma unificada. 



Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários