Comunidades rurais em torno do Riozinho do Rola recebem visita técnica da Prefeitura de Rio Branco


Por Katiussi Melo/ Comdec

Na última sexta-feira, 08, a Prefeitura de Rio Branco por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil(Comdec), e Secretaria Municipal de Agricultura (Seagro), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (Cbmac), realizou uma visita técnica em propriedades rurais na região  do Riozinho do rola.

A ação visa verificar possíveis danos causados pela cheia do Riozinho e igarapés ocorrida nas últimas semanas. O objetivo principal é fazer um levantamento quanto ao tipo de apoio emergencial que poderá ser oferecido aos produtores rurais bem como, minimizar os danos.

“Nós tivemos algumas pontes e ramais alagados pelo Riozinho, algumas produções afetadas e ficou inviável o escoamento da produção para alguns produtores, desde já agradeço a preocupação da prefeitura de Rio Branco em enviar equipes para verificar a situação dessas comunidades”, destacou  Francinete Marques, moradora da comunidade Água Preta.

Aproximadamente, 95 famílias foram de alguma forma Atingindas pela enchente do Riozinho, alguns em suas produções e outras em acessibilidade para escoamento de produtos.

De acordo com Jarbas Sena morador da comunidade Cajazeira, diversas famílias precisam de apoio e destaca a importância da visita técnica nos locais para que de alguma forma essas famílias sejam contempladas com algum recurso.

"Resido nessa comunidade há vinte anos, e estou muito satisfeito com o trabalho da Defesa Civil Municipal e da Seagro, por estarem aqui em nossa comunidade olhando os prejuízos e verificando nossas necessidades, esperemos que o nosso prefeito Tião Bocalom olhe com carinho e nos dê esse apoio que precisamos", frisou Jarbas Sena.

O Coordenador municipal de Defesa Civil, Ten-Coronel-BM Cláudio Falcão ressaltou que a prefeitura trabalha prestando todo apoio às famílias que foram atingidas pela enchente seja na cidade ou no campo, e para uma resposta mais ágil às demandas tem dialogado com lideranças de comunidades rurais e no envio de equipes aos locais atingidos pela enchente do Riozinho do Rola.

"Através da visita técnica que foi feita nesses locais poderemos verificar as necessidades e demandas a prefeitura poderá atender e assim prestar assistência e apoio necessário, visando amenizar os danos causados pela enchente", ressaltou Cláudio Falcão.

MONITORAMENTO

 


Na última sexta-feira, 08, o nível do Riozinho do Rola já havia baixado cerca de 2 metros, porém, deixando alguns rastros pelo caminho. O  coordenador da Defesa Civil Municipal, Ten-Coronel-BM Cláudio Falcão destacou que o órgão monitora a vazão dos rios, bem como os milímetros de chuvas diariamente. 

O Riozinho do Rola chegou ao nível de 17,28m elevando também o nível do Rio Acre que ultrapassou a cota de transbordamento chegando ao nível de 15,01m, atingindo  13 bairros e deixando diversas famílias desabrigadas.

Na última sexta-feira, 08, o nível do Riozinho estava em 14,09m e o Rio Acre medindo 11,20m. Com a vazante dos rios essas famílias foram realocadas novamente em suas residências.

No boletim da Defesa Civil Municipal deste sábado, 09, o nível do Rio Acre é de 10,41m e o Riozinho do Rola chegou no nível dos 13,28m.

A equipe da Defesa Civil Municipal atua de maneira rápida na prevenção de desatres, bem como na resposta e reconstrução de cenários. O monitoramento seguinte requer uma atenção  redobrada nos possíveis desbarrancamentos pós enchente. 












Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários