Governo do Acre comemora primeiro representante do Acre a dirigir a Força Nacional de Segurança Pública

 O novo diretor, que é o primeiro do Norte do País a comandar o órgão, assumiu o cargo em solenidade ocorrida nesta quinta-feira, em Brasília

 


 Por Dilma Tavares

 

O representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França, participou, nesta quinta-feira, 24, em Brasília, da posse do novo diretor da Força Nacional de Segurança Pública, Coronel José Américo de Souza Gaia, da Polícia Militar do Acre. Ele é o primeiro acreano e integrante da região Norte do País a assumir a direção do órgão. A posse ocorreu no Batalhão Escola de Pronto Emprego - BEPE, instalado no Gama, região administrativa do Distrito Federal.


Ricardo França representou o governador Gladson Cameli no evento e destacou a importância de ter um representante do Acre no comando da Força Nacional. “O governador Gladson Cameli me encarregou de lhe dar os parabéns e dizer do orgulho e da honra que é ter um representante do Acre na direção da Força Nacional, que é tão importante para o País e que tanto tem contribuído com o nosso Estado”, disse o representante.


Ricardo França ressaltou que “o fato de a Força Nacional ser dirigida por um representante do Acre, que conhece a realidade do Norte, da nossa Amazônia, das nossas fronteiras, certamente potencializará a parceria e o trabalho em favor da população do Estado e da região, da mesma forma que o governo do Acre está à disposição para contribuir com este objetivo”. No evento, o coronel da PM Assis Martins dos Santos representou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar dos Santos. O comandante da PM, coronel Paulo César Gomes, foi representado pelo coronel Michel Negreiros Casagrande, representante do Estado na Secretaria de Operações Integradas das Polícias Militares (Seopi) em Brasília. 


“A Força Nacional é uma unidade integrada, que atua em parceria entre os Estados, o Distrito Federal e a União, e só faltava alguém do Norte assumir a direção desse grande programa do governo Federal”, disse o coronel Américo Gaia, frisando a importância dessa integração e da troca de experiências para potencializar a ação dessa Força.  


O coronel Américo Gaia substituiu o coronel Antonio Aginaldo de Oliveira, com quem já trabalhava. Nascido no Mato Grosso do Sul, Gaia chegou ainda criança ao Acre, onde formou-se em Agronomia pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e ingressou na carreira militar. Ele conta com doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, além de outras especializações, desde Administração a Desenvolvimento e Meio Ambiente. 


A Hora do Norte


“Chegou a hora da Força Nacional ter um comandante da região Norte”, disse ao abrir a solenidade o secretário nacional de segurança pública, Carlos Renato Machado Paim, que destacou a importância do diretor anterior para a consolidação da Força e a experiência e competência do representante do Acre para o fortalecimento do órgão, demonstradas na própria atuação local, onde já atuava como diretor de operações. “A Força Nacional cresceu muito com o senhor”, disse, afirmando ainda que o conhece “o suficiente para saber da sua competência”.


A posse do Coronel Gaia foi realizada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, brigadeiro do ar Antônio Ramirez Lorenzo. Ele destacou a importância estratégica da Força Nacional, atuando em situações de crise e em todas as frentes, sejam nacionais e até internacional, como a missão de paz no Haiti.

 


Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários