Através de emenda de Jéssica Sales chega a primeira UBS indígena em Tarauacá


A deputada federal Jéssica Sales (MDB)  recebeu com satisfação a notícia sobre a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS), na última sexta-feira 11, à comunidade indígena do Caucho, pela prefeita Maria Lucinéia.

A obra localizada no rio Murú, em Tarauacá, foi construída através de emenda de autoria de Jéssica Sales ao orçamento de 2019 no valor de R$ 726 mil.  A UBS conta com 22 salas para atendimento e banheiro de acessibilidade, e irá beneficiar mais de 4 mil indígenas das etnias Kaxinawá, Yanauana, Katukina e Ashaninka.


Trata-se de um ambiente moderno e apropriado para oferecer  serviço de saúde de qualidade, tais como, consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, identificação e tratamento clínico de doenças prevalecentes na região, como tuberculose, hanseníase, dengue, entre outras, além de vacinação e vigilância nutricional.


A parlamentar que não compareceu ao ato, por estar em tratamento de saúde, foi representada prela coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena do Juruá (DSEI), Iglê Monte da Silva. Também estiveram presentes, o cacique da aldeia, Antônio Kaxinawá, o secretário de saúde, Aderlândio França e moradores da comunidade indígena, incluindo o pajé.


A deputada Jéssica Sales enalteceu o trabalho da prefeita e equipe na condução da execução da obra e agradeceu pelas orações e votos de restabelecimento de sua saúde, mencionados na solenidade. “É uma realização, me sinto honrada ao ver que através do meu trabalho, pude levar a primeira Unidade de Saúde Indígena para Tarauacá e beneficiar tantas famílias! Estive muito bem representada, pela prefeita Maria Lucinéia, Iglê Moura, e todos os demais participantes. Com a graça de Deus, logo estarei visitando Tarauacá e conhecendo as instalações da nova UBS. Gratidão a todos!  Mesmo à distância, comemorei com vibração” – finalizou.


A parlamentar recebeu ainda, por vídeo, uma mensagem de gratidão dos indígenas. Confira:



Fonte: Portal da Prefeitura de Tarauacá



Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários